Vinhos baianos são destaque no Brazil Wine Challenge 2022

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

A 11ª edição do Brazil Wine Challenge, concurso de vinhos realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), em Bento Gonçalves (RS), foi encerrado na última sexta-feira (10), coroando vinhos nacionais, incluindo baianos. Foram 903 amostras de 15 países, com o Brasil garantindo 6 das 10 medalhas Gran Ouro, 169 medalhas Ouro e 10 Prata.
 
Produzido no Vale do São Francisco, o Testardi da Miolo, ficou entre os destaques, assim como outros dois baianos, o Uvva Microlote Chardonnay e o Uvva Cordel, ambos da recém-inaugurada vinícola Uvva, na Chapada Diamantina. Os três rótulos produzidos no estado levaram medalha Ouro.
 
h1xIF2.md.jpg
“É lindo e motivo de orgulho ver que novas regiões estão entre os destaques. O Brasil, esse continente de solos e climas, nos permite viajar pelos sentidos e fazer grandes descobertas”, comentou o presidente da ABE e do Brazil Wine Challenge, o enólogo André Gasperin, em conversa com a sommelier e colunista de vinhos do jornal Correio*, Paula Theotônio, única jornalista nordestina a participar do evento.
 
h1xx6l.jpg
Entre as curiosidades apontadas por Paula, em conversa com o Alô Alô Bahia, está a "vitória" dos vinhos tranquilos em relação aos espumantes, que sempre foram as estrelas da produção nacional. Dos 185 prêmios conquistados por rótulos brasileiros, 115 foram para vinhos e 68 para espumantes.
 
Fotos: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias