14 Feb 2024
Unidos do Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de Janeiro

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Com esta conquista, a Viradouro, que tem entre suas musas a dançarina e influenciadora Lore Improta, chega ao seu terceiro título no Carnaval do Rio de Janeiro. A agremiação também já foi campeã em 1997 e 2020. Além disso, também foi a vice-campeã de 2023.
Para o desfile, Lore apostou em uma fantasia deslumbrante de guereira. "Venho em forma de guerreira, assim como Ludovina, guerreira de Daomé, que veio até a Bahia com a missão de fundar 3 casas de santo. Além disso, trago na minha fantasia os elementos ferro e fogo, que representam o Vodum Gu Rainha, Vodum de Ludovina", explica. Ela acrescenta ainda que o objetivo foi representar a ancestralidade, o poder da fé, a força feminina e a liberdade dos caminhos.
Controvérsia
Nesta quarta-feira (14), a direção das escolas Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor solicitaram a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro uma punição à Viradouro por uma possível irregularidade na sua Comissão de frente, durante o desfile.
As escolas alegam que a rival tinha mais integrantes que o permitido na ala e o regulamento prevê perda de até 0,5 na pontuação da agremiação. Porém, mesmo que a escola leve a penalidade, permanecerá com o título, pois venceu com uma diferença de 0,7, em relação ao segundo lugar. A contestação será analisada até esta quinta-feira (15).
Com informações da CNN.
* Por Luana Veiga. Foto: Rafael Arantes.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.