Um ano: Salvador receberá ato simbólico relembrando assassinato de Bruno Pereira e Dom Philips

redacao@aloalobahia.com

Salvador está entre as cidades que relembrarão o primeiro ano do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Philips, com ato simbólico no próximo dia 5 de junho, às 15h, no Farol da Barra.

Os dois, que faziam expedições juntos desde 2018, foram mortos em Atalaia do Norte, a pouco mais de 1.000 km de Manaus, durante viagem pelo Vale do Javari, segunda maior terra indígena do Brasil, no extremo-oeste do Amazonas, território afetado por invasões e atividades criminosas.

Bruno e Dom estavam na região para entrevistar indígenas e ribeirinhos para um livro sobre a Amazônia. O crime ocorreu no trajeto entre a comunidade São Rafael e o município de Atalaia do Norte. Após 10 dias de buscas, um dos suspeitos presos pela Polícia Federal (PF) confessou o envolvimento nos assassinatos. 

O crime gerou repercussão na imprensa internacional e críticas ao enfraquecimento de instituições ambientais na gestão do então presidente Jair Bolsonaro, que teria demorado a reagir ao desaparecimento das vítimas e sem adotar medidas de buscas suficientes. 
 
HgmciT7.md.jpg
De acordo com entidades indígenas, Bruno, considerado um dos indigenistas mais experientes da Fundação Nacional do Índio (Funai), era constantemente ameaçado por garimpeiros, madeireiros e pescadores. Ele foi demitido do orgão em 2019, após combater mineração ilegal.

Dom Philips, colaborador do jornal The Guardian, participava também de um projeto social na Bahia, ensinando inglês para jovens dos bairros de Marechal Rondon e Alto do Cabrito, no subúrbio de Salvador. Os alunos dele participarão do ato, coordenado pelo professor Ricardo Lustosa, com quem Dom dava aulas.

Ato em sete cidades

O ato simbólico, realizado pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), acontecerá em outras 6 cidades, com a bandeira #JustiçaPorDomeBruno. Além da capital baiana, o movimento será realizado no Rio de Janeiro (RJ), em Campinas (SP), na cidade de Atalaia do Norte (AM), em Brasília (DF), em Washington (EUA) e em Londres (GBR).

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Fotos: Reprodução/Redes Sociais.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias