Turismóloga baiana Simone Costa vence o Prêmio Nacional do Turismo como profissional destaque

É jornalista e escreve para o Alô Alô Bahia. Instagram: @hilzacordeiro. Quer sugerir uma pauta? hilza.cordeiro@aloalobahia.com

A turismóloga baiana Simone Costa é a vencedora do Prêmio Nacional do Turismo 2023, do Ministério do Turismo, na categoria Profissional de Destaque. Ela concorria no grupo de técnicos de governo e recebeu o troféu esta semana, em Brasília. Nesta edição, a premiação teve como tema "O turismo transformando vidas" e reconheceu as melhores práticas e talentos do Brasil.

Simone Costa é especialista em Gestão de Projetos e trabalha há mais de 20 anos com patrimônio cultural e turismo. Atualmente, ela lidera o Núcleo de Ações Turísticas da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador e participou da concepção e da implementação do Plano de Desenvolvimento do Afroturismo e do Salvador Capital Afro.
 
JAq0FHu.md.jpg

"É maravilhoso ver tantos anos de trabalho, dedicação e estudo serem reconhecidos na mais importante premiação do turismo nacional por avaliação técnica e voto popular. Este troféu é reflexo de uma equipe incrível e um trabalho coletivo gigantesco que vem sendo desenvolvido desde 2019, com a idealização e implantação de projetos estruturantes e afrocentrados, como o Salvador Capital Afro, AfroBiz, AfroEstima, Rolê Afro, Aquivo Público Municipal e a Casa das Histórias de Salvador, primeiro Centro de Interpretação do Brasil. Estou imensamente feliz, e grata a todos que confiaram no trabalho realizado", disse.

A profissional foi indicada por técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela equipe do Prodetur Salvador. A categoria teve ainda entre os finalistas Niuara Leal, secretária adjunta de Turismo de São Sebastião (SP); e Luana Emmendoerfer, analista de Turismo do estado de Santa Catarina.

Sobre Simone Costa

Natural de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano, ela é especialista em gestão de projetos e trabalha há mais de 20 anos com Patrimônio Cultural e Turismo, Planejamento e Gestão. Tem passagem como chefe de escritório técnico no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), implementando projetos de preservação cultural e educação patrimonial na Bahia. 

Há nove anos no poder público, Simone está como especialista de Turismo do Prodetur Salvador, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Por lá, lidera o Núcleo de Ações Turísticas, onde atua na concepção e implementação do Plano de Desenvolvimento do Afroturismo e Salvador Capital Afro (em curso), restauração do Acervo do Arquivo Público Municipal, que foi recém-concluído e restaurou mais de 4 milhões de documentos históricos. 

Realiza ainda a criação e implementação do Complexo da Casa das Histórias de Salvador, primeiro Centro de Interpretação do Patrimônio do Brasil (em execução). Tais projetos de alta complexidade conquistaram o Prêmio Inovação e Diversidade do BID em 2022. 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias