Turismo inclusivo: pousada é a primeira de Itacaré a ter acessibilidade para PCDs

É jornalista e escreve para o Alô Alô Bahia. Instagram: @hilzacordeiro

Na próxima terça-feira, dia 5 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional da Acessibilidade e, mesmo com avanços, pessoas com deficiência ainda encontram dificuldades de inclusão no cotidiano. Sensíveis ao tema, os proprietários do Hotel Charme A Casa de Gabriella, localizado em Itacaré, no Sul da Bahia, foram os pioneiros na região a montar uma estrutura que oferece liberdade e segurança a esse público.

Em 2018, o estabelecimento adotou um projeto arquitetônico com áreas como suíte, piscina, restaurante e área de convívio para melhor receber os hóspedes com deficiência motora ou mobilidade reduzida. O hotel foi decorado pelos designers André Lima e Karina Vargas, apresentadores do programa Admirável Móvel Novo do canal GNT. A unidade conta com 14 suítes privativas, sendo uma Deluxe dedicada especialmente a receber PCDs. 
 
JzzhzhJ.md.jpg
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

"Nossa preocupação sempre foi de incluir o público PCD mesmo, de entregar a eles a possibilidade de desfrutar da experiência neste paraíso que é Itacaré. Minha mãe, que era cadeirante, inaugurou a rampa de acesso à piscina e um dos quartos adaptados", conta Max Ziegler, um dos proprietários. 

O hotel foi o primeiro de Itacaré - e até hoje é um dos poucos - a ter piscina acessível com rampa, piso antiderrapante e nível ideal da água para que pessoas com cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida desfrutem do local com independência e segurança.
 
JzzhxIa.md.jpg
De acordo com a Lei N° 13.146, do ano de 2015, todo estabelecimento hoteleiro precisa ter, ao menos, 10% de suas acomodações adaptadas para esse público. O hotel modificou áreas que antes continham obstáculos para espaços mais amplos e de livre acesso para as PCD’s, com corrimões, rampas e mobílias acessíveis.

“São instrumentos que podem ser simples, mas que tornam o dia a dia dessas pessoas com essa condição menos exaustivo. Itacaré e o Brasil como um todo precisa avançar muito nessa questão, mas acredito que o primeiro passo já foi dado”, destaca Gabriella Ziegler, sócia do empreendimento. 

Ainda segundo Max, a resposta econômica em relação ao público PCD ainda é tímida, mas consideram promissora e, por isso, têm apostado em divulgar as especificidades das instalações.
 
Jzzhnmg.md.jpg

SERVIÇO
A Casa de Gabriella
Rua Hibisco, s/n, Itacaré
www.acasadegabriella.com.br
WhatsApp: (73) 9 9828-7659

Fotos: Lupércio Oliveira/Divulgação

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES