Turismo: Alô Alô Bahia continua a visita à Boipeba na segunda reportagem da série

Na primeira matéria da série de turismo sobre Boipeba, falamos sobre a diversidade gastronômica na sede da ilha localizada ao sul de Salvador e que faz parte do Arquipélago de Tinharé (município de Cairu). Dessa vez, vamos apresentar sugestões de lugares para comer nas localidades do entorno e que fazem parte da vivência inesquecível de quem visita o lugar. 

Primeiro, uma dica: não tenha pressa e permita-se conhecer as pessoas que estão à frente dos restaurantes e afins. São empreendedores que usaram a necessidade como combustível para se estabelecer em lugares lindos, mas com zero estrutura, e que até hoje se renovam de tempos em tempos para manter seus negócios atrativos. 

Pastel dos Castelhanos
Vamos começar nosso tour pela Ponta dos Castelhanos, que fica no encontro do rio Catu com o mar, o que resulta em uma praia única a cada visita, já que a paisagem muda o tempo todo. Lá existem algumas barracas servindo petiscos que têm os frutos do mar como principal ingrediente. Mas o principal destino é, sem dúvida, o Pastel dos Castelhanos, onde você vai encontrar a sorridente Vanessa Mateo pronta para preparar o melhor pastel de lagosta que você vai comer na sua vida. Creia. Ela chegou por ali há 11 anos, num 1º de janeiro, determinada a mudar sua vida. E conseguiu. Com o dinheiro da venda de pastéis pagou a faculdade de Pedagogia e ajuda a manter a família, além de gerar empregos.

Whats-App-Image-2021-09-05-at-12-36-51-1

Mestre dos Magos
Na barraca de Vanessa fica o Mestre dos Magos Drinks, point criado por Nélio Machado para vender suas misturas alcóolicas incríveis. É dele a famosa receita de cacau com biribiri e vodca, surgida de uma necessidade. Um dia faltaram as frutas principais e ele teve a ideia de misturar o amargo do biribiri com o docinho do cacau e deu liga. Criativo, sempre tem novidades no menu. A mais recente é o Coco Loco, que mistura manga, abacaxi e leite de coco.  Você chega por lá tanto no passeio Volta à Ilha quanto de quadriciclo. 

mestre-dos-magos-tour-boipeba-alo-alo

Estrela do Mar
Depois de experimentar os pastéis de Vanessa Mateo, os drinks do Mestre dos Magos e aproveitar as piscinas naturais da Praia dos Castelhanos, o próximo point gastronômico fica no povoado de São Sebastião, conhecido como Cova da Onça. Lá, seu destino é o restaurante Estrela do Mar, onde o casal Sebastião da Hora e Suzana Bonfim vão te receber. A casa é ampla, confortável e o menu variado. Experimente a moqueca de camarão com banana da terra, o peixe grelhado com o molho de catupiry, a lagosta grelhada na casca e o polvo grelhado, criação do chef, que já cozinha há 18 anos. 

estrela-do-mar-tour-boipeba-alo-alo
Cia das Ostras
A Cia das Ostras é restaurante flutuante especializado em frutos do mar localizado perto do povoado de Canavieiras. Lá dá para experimentar as ostras naturais ou gratinadas, além de caranguejo, lambreta e casquinha de siri, entre outros petiscos. Para acompanhar, peça um dos drinks criados por Luciano Freitas, que comanda o lugar, e desfrute tendo uma vista do paraíso como cenário.

cia-das-ostras2-tour-boipeba-alo-alo
Guido’s
Bom de papo e de tempero, Guido é um pescador de lagostas que, há 37 anos, enxergou na então deserta praia da Cueira um porto para seu sonho. Junto com a mulher, Eliana, e os filhos, empreende no lugar desde então e hoje é uma atração turística tão importante para Boipeba quanto suas belezas naturais. É tanta fama, que ele precisou mandar fazer uma estátua sua para os visitantes tirarem fotos e deixarem ele em paz para preparar seus pratos conhecidos mundialmente. 

30868230-1243082362490978-293487854208679936-n
É uma emoção ver este senhor de 65 anos, animadíssimo, acender o braseiro à beira-mar e preparar literalmente na mão os pratos que foi criando ao longo dessas décadas. Destaque para a lagosta na manteiga – a mais famosa –, no mel e com abacaxi, manga e coco. Na estrutura organizada do restaurante, Eliana comanda a cozinha, de onde saem os acompanhamentos e outros pratos preparados no lugar. 

Aqui, uma pausa para te pedir para aguardar a última parte deste especial, quando vamos trazer uma lista com os principais passeios de Boipeba e dicas de onde tem pôr do sol perfeito para apreciar.

Programe sua viagem:
Agências
Martour Turismo 75 99855-5325
Coco Louco 75 99825-3904
Coco Dendê 75 9864-9578
Boipeba Encantos 75 99710-2315
Mundo dos Viajantes 75 99929-7317

Guia
Você precisa conhecer Alisson Moreré, jovem de 20 anos que criou seu próprio negócio e vai te ajudar a desbravar Boipeba: Moreré Adventure 75 99296-7439

A jornalista viajou a convite da Prefeitura de Cairu, através da sua Secretaria de Turismo.

Fotos: Gabriela Cruz, divulgação e reprodução/Instagram. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias