Trump vence primárias na Carolina do Sul; ex-presidente fica mais próximo da nomeação entre os Republicanos

redacao@aloalobahia.com

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump venceu no sábado (24) as primárias republicanas do estado da Carolina do Sul, derrotando Nikki Haley, que já foi governadora.

A vitória por cerca de 20 pontos percentuais de diferença consolida a vantagem do ex-presidente americano na disputa para ser o candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos. 

As eleições do país serão em novembro.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp


Pouco depois de o resultado ser conhecido, Nikki Haley afirmou que não vai desistir. "Sou uma mulher de palavra. Não vou desistir desta luta quando a maioria dos americanos desaprova Donald Trump e Joe Biden", disse.

Trump venceu todas as primárias até aqui (Iowa, New Hampshire, Nevada e Ilhas Virgens Britânicas), conquistando 63 delegados.

Esse número se soma aos 44 novos delegados garantidos com a vitória na Carolina do Sul – segundo dados preliminares. O ex-presidente dos EUA chega, portanto, ao total de 107, enquanto sua rival Nikki Haley tem 17, de acordo com o jornal "The New York Times".

Trump ainda precisa de mais delegados para definir a nomeação, mas a sua vitória sobre Haley no estado onde ela foi governadora deixa-o com um caminho claro e desobstruído para ser o candidato republicano nas eleições.

Do lado democrata, o atual presidente Joe Biden também precisa disputar as primárias, mas sua indicação é dada como certa.

* Publicado por Antonio Dilson Neto, com informações do g1 e do The New York Times | Foto: Kent Nishimura/Bloomberg

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias