Tribunais baianos se destacam em Ranking da Transparência do CNJ; saiba mais

redacao@aloalobahia.com

Os tribunais baianos demonstraram desempenho exemplar na disponibilização de informações à sociedade e conquistaram mais uma vez posições de destaque no Ranking da Transparência, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e divulgado nesta segunda-feira (28), durante a 2ª Reunião Preparatória para o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília. 

Tanto o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) quanto o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) alcançaram a primeira colocação em suas categorias. No caso do primeiro, é segunda vez consecutiva que ele alcança o primeiro lugar entre os Tribunais Estaduais, com índice de 100% de atendimento aos requisitos estabelecidos.

Também é a segunda vez que o TRE-BA alcança o 1º lugar no Ranking da Transparência do Poder Judiciário, com desempenho de 100% de atendimento aos 77 quesitos estabelecidos. Com isso, o tribunal figura entre os primeiros colocados tanto no ranking geral quanto entre os Tribunais Eleitorais.

"A transparência é um pilar fundamental para a confiança da sociedade no Sistema Judiciário. Quando os tribunais abrem suas informações de forma clara e acessível, estão reforçando o compromisso com a justiça, a imparcialidade e a equidade", destacou o Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Desembargador Julio Travessa. 

Ele elogiou a atuação dos presidentes dos dois tribunais, desembargadores Roberto Maynard Frank (TRE-BA) e Nilson Soares Castelo Branco (TJBA), pelos resultados alcançados, reforçando que a "excelência dos serviços foram alcançadas com esforços de seus Gestores, Magistrados e Servidores, que apesar de um orçamento restrito e estrutura deficitária, conseguem feitos considerados históricos".

O Ranking da Transparência foi instituído pela Resolução CNJ nº 260/2018 com o objetivo de avaliar o grau de informação que os tribunais e conselhos disponibilizam à sociedade. Essa premiação é também um dos parâmetros do Prêmio CNJ de Qualidade, incentivando os tribunais a buscarem a excelência na gestão e na disseminação de informações claras e organizadas.

* Por José Mion. Foto: Fabio di Castro.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias