Três praias baianas têm selo internacional Bandeira Azul renovado

redacao@aloalobahia.com

Três praias baianas tiveram a certificação de bandeira azul, entregue pela ONG dinamarquesa Foundation For Environmental Education (FEE), renovada para a temporada 2022-23. Esta é sétima vez que a praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador, recebe a honraria. Além dela, outras duas praias baianas vão receber o título novamente: Guarajuba e Itacimirim, ambas localizadas no município de Camaçari.
QnYiZv.md.jpg
O selo certifica a qualidade das principais praias ao redor do mundo e é um dos mais importantes prêmios ecológicos do mundo. Para conseguir a certificação, são avaliadas também a qualidade da água, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. No Brasil, desde 2005 o programa Bandeira Azul é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE.
Qna2n4.md.jpg

Bahia - 3 praias

Praia de Guarajuba, Camaçari - BA

Praia de Itacimirim, Camaçari - BA

Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA

O programa Bandeira Azul
 
O programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.

O programa Bandeira Azul foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede, localizado em Florianópolis – SC.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 



Quais são os critérios para se receber a Bandeira Azul?

Para que um local receba a certificação da Bandeira Azul, são avaliados critérios como: cada praia deve fornecer, pelo menos, cinco atividades de educação ambiental ao público durante a temporada de Bandeira Azul; qualidade da água; valor cultural do lugar;  limpeza da praia; praia deve ter recipientes para lixo, incluindo recicláveis; praia deve ter banheiros;  acesso de animais na praia deve ser controlado; equipamentos de primeiros-socorros devem estar disponíveis na praia; pelo menos uma praia do município deve estar equipada para receber pessoas com necessidades especiais.

Leia mais notícias na aba Notas
 
Fotos: Divulgação/ @drone_ly/@fernandoantoniofotos. Siga o insta @sitealoalobahia.


 

NOTAS RECENTES