Tim-tim! Conheça 5 Wine Bars para boas experiências em Salvador

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

O fim de semana chegou, as chances de chuva são reais e aquele climinha gostoso pra tomar um bom vinho também se faz presente. Com o crescente interesse do baiano pela bebida, inclusive com diversas marcas baianas produtoras em destaque, fomos atrás de opções em Salvador para o consumo diferenciado de rótulos. Conheça 5 opções de Wine Bar na cidade, com propostas diferentes.
 
HU7Vqa2.md.jpg
Em Stella Maris, a Proseccheria é uma boa sugestão. O espaço é ideal para um encontro romântico, uma confraternização com amigos ou um encontro com a família, com diversas opções de vinhos e espumantes em taça e garrafa.

Lá, é possível ainda adquirir um cartão de consumação para degustação de vinhos, excelente proposta para quem não quer tomar uma garrafa inteira e quer conhecer diferentes rótulos em doses de 50 ml, 75 ml ou 100 ml.
 
Às quartas, a casa oferece rodízio de vinhos a R$ 89 por pessoa. No dia, são selecionados 5 rótulos e o cliente pode degustá-los à vontade. Para acompanhar os vinhos, o chef Luis Albano sugere opções como Risoto de Camarão e Entrecote de Angus com Batata Recheada.

De quarta a sábado, sempre a partir das 19h30, ainda rola música ao vivo. A Proseccheria fica na Alameda Dilson Jatahy Fonseca, 1358 - Loja 01, em Stella Maris, e funciona de terça a sábado, das 19h30 ás 23h30.
 
HU7Vf3l.md.jpg
Na Avenida Paulo VI, na Pituba, recém-inaugurado, está a Vinking Wine Concept, que aposta em vinhos exclusivos e no talento da chef Karine Poggio para uma experiência de qualidade. São cerca de 500 rótulos para harmonizar com opções como Croqueta de Polvo; Paella de Arroz Negro, Polvo, Lula e Aióli de Páprica; Gravlax de Peixe Branco, Emulsão de Moqueca, Crocante de Tapioca e Azeite de Coentro; e Tarta de Queso Basca.

Lá, são três opções de menus: o Executivo, de segunda a sexta, no almoço, com direito a uma taça de vinho; um cardápio de entradinhas e petiscos para o dia todo; e o Menu Degustação, em 5 etapas, servido apenas no jantar, a R$ 150. Uma das vantagens é o consumo do vinho a preço de loja.
 
HU7VF44.md.jpg
A Vinking Wine Concept funciona na Avenida Paulo VI, 1609, na Pituba, de segunda a sábado, das 12h à 0h e aos domingos, das 12h às 16h.

Também com a opção de consumo do vinho a preço de loja, a unidade da Grand Cru no Shopping Barra tem uma operação de Wine Bar, com um cardápio de entradas, carpaccios, bruschettas e saladas assinado pelas consultoras Flávia Soares e Mariana Bernardes.
 
HU7VCy7.md.jpg
Apesar dos pratos serem servidos das 15h às 22h, é possível degustar vinhos exclusivos em taça e nas versões de garrafa (375ml e 750ml) de uma das maiores importadoras do Brasil ao longo do dia, de acordo com o funcionamento da loja, assim como consumir queijos e outros itens de empório.
 
HU7VBvS.md.jpg
A Grand Cru do Shopping Barra fica no L1, na saída da Área Gourmet.

Ali próximo, em Ondina, a Cave Queijos aposta na experiência que une vinhos e queijos. Além de vinhos de todo o mundo, inclusive nacionais, a loja aposta numa curadoria especial de Queijos Artesanais brasileiros. 
 
HU7VLN9.md.jpg
Ao longo do ano, diversos eventos de degustações e harmonização acontecem no espaço, como o do próximo dia 19 de maio, com a engenheira alimentar e sommelier de vinhos Hanna Alencar, sobre produção de vinhos e de queijos, acompanhado de uma degustação guiada.

Além do calendário de eventos, que pode ser acompanhado nas redes sociais, o espaço tem um menu especial, com tábuas, bruschettas e pratos, além de oferecer opções de kits e combos para presentes.

A Cave Queijos funciona na Rua Morro do Escravo Miguel, 297, Loja 10, em Ondina, às terças e quartas, das 12h às 23h e de quinta a sábado, das 12h à 0h. 
 
HU7V2CG.md.jpg
Acreditando que o futuro do vinho e do segmento alimentício passa e passará por grandes transformações em busca de um consumo consciente e saudável, a empresária Carol Souza aposta em vinhos orgânicos, naturais e sustentáveis no seu Terroir Bar de Vinhos, no Rio Vermelho. 

"Apostei e todos os dias essa aposta se renova. Sempre trabalhei com projetos que acredito, e na hora de abrir o meu bar de vinhos, não podia ser diferente", explica ela, que, além de fazer a curadoria de vinhos, também assina o cardápio de comidinhas da casa.

No espaço, grande parte dos rótulos é trocada a cada 15 dias, ficando fixoas apenas os mais procurados. A intenção é oferecer experiências novas a cada visita dos clientes, inclusive trazendo uvas mais difíceis de serem encontradas. 
 
HU7V3Gf.md.jpg
"A Terroir é o lugar onde os amantes de vinho estão sempre em busca de uma nova experiência, não só de beber seu vinho favorito, mas de descobrirem outros tantos. Estou sempre por lá indicando pessoalmente os vinhos e falando sobre eles. É aí que mora a graça de ter um bar hedonista e sem firulas", revela Carol, que aposta sempre em aulas, degustações, lançamentos e eventos com presença de produtores e autoridades da área.

"Me soa estranho que o movimento do vinho natural no Brasil e no mundo seja uma moda ou novidade. O vinho que tomamos hoje e encontramos em larga escala veio no recente período da industrialização. Antes disso, todo vinho era natural, e agora o consumidor quer mais disso. Vinho vivo", reflete.

O Terroir Bar de Vinhos funciona na Rua da Fonte do Boi, 61, no Rio Vermelho, de quinta a sábado, das 18h à 0h, e às segundas, das 8h às 23h.

Outras dicas

Para os amantes de vinho, Salvador tem cada vez mais opção, inclusive será sede, no dia 3 de junho, da LIVRE, a primeira Feira de Vinhos Naturais do Nordeste, no Santo Antônio Além do Carmo. O evento tem entre os produtores a Virtuoso Vinho, curadoria de vinhos naturais, na Graça, que, em alguns domingos realiza o projeto Janela Virtuosa, recebendo diversos chefs.

No dia a dia, o consumidor ainda pode conhecer locais como o Le Vin, que ganhou recentemente uma segunda unidade e onde é possível consumir vinhos a preço de loja. A Decanter, na Pituba, também é uma boa sugestão e, ao lado do Cremonini Ristorante, permite que se faça pedidos do italiano lá dentro.

Fotos: Divulgação/Reprodução.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias