'Terapia na Cozinha': chef Morena Leite e psiquiatra preparam livro sobre diferentes relações com a comida

redacao@aloalobahia.com

Autora de diversos livros de culinária, Morena Leite vai se aventurar em uma outra abordagem do tema da comida. Ao lado do psiquiatra especializado no tratamento da dependência química Arthur Guerra, a chef, à frente do restaurnate Capim Santo, em Trancoso, no sul da Bahia, vai lançar "Terapia na Cozinha", pela editora Sextante.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A obra nasce da tentativa de entender as pessoas pela maneira como elas se alimentam e trará, além da conversa deles sobre o tema, depoimentos de diferentes tribos - os restritivos, os equilibrados, os curiosos e os de paladar infantil - e sua relação com a comida. 

"Minha relação com a comida é antagônica. A comida é meu veneno e meu remédio. Não é uma relação tranquila. Sou compulsiva. Cozinho para os outros e não consigo cozinhar para mim nem comer de forma natural. Comer para mim não é como respirar, preciso pensar sempre. Comer me
causa ansiedade. Me sinto uma alcoólatra dentro do bar. Tenho prazer em ver as pessoas comerem, mas pessoalmente eu como muito pouquinho", confessa Morena.

"Se a gente tem uma compulsividade com bebida, por exemplo, pode escolher parar de beber, tomar
remédio. Você pode se afastar do álcool como de alguém que faz mal. Mas com a comida a gente precisa criar uma relação de paz, porque vai conviver com ela do nascimento até a morte", contextualiza Arthur.

O livro ainda não tem data de lançamento confirmado.

* Por José Mion, com informações do Valor Econômico. Foto: Gabriel Reis/Valor.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias