Taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos é mais de duas vezes acima da média nacional, aponta IBGE

redacao@aloalobahia.com

Na contramão da queda na taxa de desemprego registrada no Brasil, a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta que a desocupação entre jovens com idade entre 18 e 24 anos é de 18%, mais de duas vezes superior à média nacional, que estava em 8,7% no trimestre encerrado em setembro

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy, ainda que o desemprego seja, tradicionalmente, maior entre os jovens de 18 a 24 anos, esse grupo tem buscado cada vez mais se profissionalizar, especialmente depois da pandemia, mas ainda assim enfrentam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. Especialistas analisam ainda que as vagas destinadas aos jovens oferecem remunerações baixas e pouca qualificação. Além disso, o fato das empresas preferirem profissionais mais experientes também surge como um desafio para essa inserção.

O estudo divulgado pelo IBGE mostra ainda que, em todo o País, 66,829 milhões de pessoas em idade de trabalhar eram consideradas inativas no terceiro trimestre de 2023, mais de 3,6 milhões a mais que no primeiro trimestre de 2020. Considerando o grupo de pessoas na faixa etária de 18 a 24 anos, 31,3% estavam inativos no terceiro trimestre de 2023, ante uma fatia de 30,6% no primeiro trimestre de 2020.

"Embora esteja havendo melhoria muito consistente do mercado de trabalho, a população fora da força não voltou ao patamar registrado de antes da pandemia", alerta Beringuy.



* Por Marcele Neves. Foto: Reprodução.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias