Sucesso em Itacaré, Jiló Restaurante expande atuação e abre unidade em Salvador

Gabriela Cruz é jornalista, ilustradora e escreve para o Alô Alô Bahia. 

O chef Ícaro Rosa e a esposa Elen Luz trouxeram o Jiló Restaurante para Salvador depois de sete anos construindo uma saborosa trajetória em Itacaré, no litoral sul da Bahia. Na segunda-feira (8), a nova unidade abriu as portas em soft opening na Alameda Salerno, 49, na Pituba, inicialmente funcionando de segunda a sábado, apenas para jantar, das 19h às 23h.

O menu da casa traz o que o chef considera “gastronomia global”, com influências de lugares diversos: Japão, Tailândia, passando pela França e chegando ao Brasil, de onde também vem a cozinha da mãe como “tempero”.  “Todos os lugares nos quais bebo na fonte colam comigo e eu passo isso pro mundo com o meu olhar. É um cardápio mundial, tanto de técnica quanto de sabor”, explica Ícaro ao portal Alô Alô Bahia.
USEGM7.md.jpg
A carta de drinks do Jiló foi desenvolvida por Isadinha (Isadora Fornari), que já assina a carta de restaurantes renomados na cidade. Os coquetéis autorais, executados por Paula Caroline, se destacam, resgatando lembranças afetivas do casal, inclusive com opções que já são sucesso em Itacaré. O meu traz também rótulos da cervejaria 3 Barcaças, de Ilhéus, incluindo uma exclusiva, a Jiló African IPA, à base de jiló e lúpulo africano.

A decoração é assinada pelo casal, que sempre fez questão de montar o restaurante de um jeito particular. “O espaço transparece nossa alma, nosso gosto, então, a ideia é a pessoa chegar aqui e sentir nossa energia em cada pedacinho”, diz o chef, que chegou à Bahia há 7 anos. “Nos conhecemos num restaurante em Santa Tereza, no Rio. Desde lá, trabalhamos em outros lugares, até chegar o momento em que estávamos a fim de sair de lá”, explica Ícaro, que veio à Bahia com Elen de férias.

“Vimos uma oportunidade de ter um negócio que fosse acessível. Montamos uma casinha com poucos lugares, que só abria para o almoço. Aos poucos, foi crescendo, mudamos pra pousada, de frente pro mar, com cozinha aberta, só servindo jantar, ganhando outro conceito”, revela.
USEw9j.md.jpg
Leia mais notícias na aba Notas

Fotos: Leonardo Freire​. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES