11 Mar 2024
Startup baiana é selecionada para programa de aceleração de negócios

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
O empreendimento, que é de Salvador, vem desenvolvendo soluções em saúde com foco na população negra. Nesta edição, os programas foram selecionados por serem soluções que contribuem para os desafios contemporâneos relacionados ao tema, bem como para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.
Fundada em 2019, a Afro Saúde foi concebida pelo dentista baiano Arthur Lima e o jornalista Igor Leo Rocha. Além do grupo baiano, também foram contempladas outras startups de diferentes partes do Brasil: Visão do Bem, Na Porta, Ecomilhas, Cangame e Me Escuta. Juntas, elas representam um conjunto diversificado de inovações que podem impactar positivamente o cenário da saúde.
A ideia do programa Impacta é enfrentar dois desafios cruciais: ampliar o acesso de modo equitativo à saúde para as classes C, D e E, e promover a resiliência às mudanças climáticas no setor de saúde. Para isso, são desenvolvidas práticas sustentáveis e tecnologias eco-friendly que dialoguem com a iniciativa. O Impacta tem como objetivo a aceleração de startups em estágio de validação, preparando-as para entrar no mercado com soluções alinhadas aos desafios ESG de longo prazo.
Cada uma das selecionadas atuará em uma frente ESG, contribuindo para o ecossistema de saúde e beneficiando a organização. “O programa busca oportunidades relacionadas aos objetivos ESG da companhia, com atenção ao impacto socioambiental significativo, um dos requisitos da iniciativa. Por isso, estamos trabalhando com soluções de desenvolvimento social e democratização do acesso à saúde, redução das emissões de gás carbônico e ferramentas de autonomia social para pessoas neurodivergentes. Todas as propostas selecionadas são benéficas não apenas para a empresa, mas para a sociedade como um todo”, explica Daniel Périgo, gerente sênior de ESG do Grupo Fleury.
Ao longo do programa de aceleração, os empreendedores terão a oportunidade de planejar e implementar pilotos em colaboração estreita com as áreas internas. As startups receberão acompanhamento de especialistas e mentores para avaliar a eficácia dos projetos e aprimorá-los para gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
* Publicado por Matheus Simoni. Fotos: Divulgação
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.