Sirenes de alerta são acionadas em função das chuvas em Salvador

redacao@aloalobahia.com

O prefeito Bruno Reis, ao lado do diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, esteve na manhã desta segunda-feira (18), no Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), na Avenida Bonocô, para acompanhar de perto a atual situação climatológica de Salvador e a previsão de chuva para os próximos dias. No início desta tarde, mais três sirenes do sistema de alerta e alarme da Defesa Civil de Salvador (Codesal) foram acionadas nas localidades de Bom Juá (Calabetão), Baixa do Cacau (São Caetano) e Mamede (Alto da Terezinha).
 
O aviso sonoro foi dado após as três comunidades acumularem volume de chuvas superior a 150 milímetros nas últimas 72 horas. Durante a manhã, outras duas sirenes haviam sido acionadas nas localidades de Voluntários da Pátria (no Lobato) e Vila Picasso (Capelinha de São Caetano).
VXOrtR.md.jpg
Desde a chegada da frente fria no último final de semana, a Prefeitura intensificou as ações preventivas para minimizar os impactos causados pelas chuvas que ocorrem na cidade. Neste mês, o volume de precipitações chega a quase 81% da média histórica – isto é, dos 284,9mm esperados para abril, já caíram 230,2mm.
  
A orientação da Codesal é que os moradores das áreas de risco onde houve acionamento da sirene é a saída imediata das residências para acolhimento provisório numa das unidades escolares previamente definidas nos simulados de evacuação. O trabalho conta com suporte de equipes de assistentes sociais.
 
Preparação e apoio – O prefeito destacou que, graças aos investimentos na proteção de áreas de risco, a capital baiana está mais preparada para enfrentar as chuvas. “Desde que a frente fria chegou na cidade, estamos resistindo. O comum, antigamente, eram cenas de deslizamentos e perdas de vidas. Já protegemos mais 350 áreas e realizamos diversas obras de drenagem. Isso tem sido a prioridade da gestão desde o início. Todo esse trabalho tem permitido que famílias tenham mais segurança para enfrentar o período de chuvas”, afirmou.
 
O gestor também ressaltou que as famílias residentes em áreas de risco devem ficar atentas às sirenes. “O sistema é acionado para que os cidadãos possam sair das suas casas e, para isso, damos todo o apoio e acolhimento. Sempre pedimos a compreensão da população para passarmos juntos por esse momento delicado de chuvas e, com fé em Deus, passaremos bem”, completou.
 
Previsão – Devido à frente fria estacionada sobre Salvador, as chuvas devem continuar até a próxima quinta-feira (21), com a previsão de acumulados expressivos e rajadas de vento, antes de começar a perder intensidade. As temperaturas devem variar entre 22ºC (mínima) e 29ºC (máxima).

Leia mais notícias na aba Notas
 
Fotos: Betto Jr. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES