23 Oct 2023
Sergio Massa e Javier Milei disputam segundo turno na Argentina

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
Em terceiro lugar ficou a candidata Patricia Bullrich, com 23%, seguida por Juan Schiaretti, com 7% e Myriam Bregman, com 2% dos votos.
"Não vou falhar com vocês", afirmou Massa em seu primeiro discurso após a eleição, ao pedir apoio para o segundo turno. "Quero convocá-los para que tenhamos a capacidade de acabar com a ideia de destruição do outro, a ideia do amigo/inimigo. Se algo que ficou claro nesta eleição é que há fissura, e começa uma nova etapa", disse. A opção é entre "um país que abrace a todos ou um país do salve-se quem puder", acrescentou.
Milei também discursou após a divulgação dos resultados. "Não podemos permitir que o kirchnerismo siga nos afundando. Dois terços [do eleitorado] votaram contra esse governo de delinquência", disse. "Não deixemos de ter a real magnitude do evento histórico frente ao qual estamos. Em dois anos viemos disputar o poder com o [poder] mais nefasto da história da democracia moderna", acrescentou ele.
Candidatos
Sergio Massa, do partido peronista União pela Pátria, é o atual ministro da Economia da Argentina. Político experiente, o advogado conquistou as primárias de seu partido depois da terceira tentativa. Massa também já foi presidente da Câmara dos Deputados.
Javier Milei, autodenominado “anarcocapitalista”, é da coalizão conservadora La Libertad Avanza, e se coloca como representante de um liberalismo extremo. Entre suas propostas estão a redução drástica de subsídios e do aparato estatal. Num discurso com idas e vindas, ele já propôs o fechamento do Banco Central, a saída do Mercosul e a dolarização da economia, medida vista como inviável por economistas menos radicais.
Ele passou a ganhar notoriedade ao começar a dar uma série de entrevistas polêmicas e se elegeu deputado em 2021. Nas primárias, foi o candidato mais votado, com cerca de 30% dos votos.
* Por Naiana Ribeiro. Com informações de agências, Agência Brasil e Télam. Fotos: Tomas Cuesta/Agustín Marcarian/Pool/Getty Images.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.