Sem casos registrados de sarampo desde junho de 2022, Brasil sai da condição de 'país endêmico' para a doença

redacao@aloalobahia.com


Após reunião da Organização Pan-Americana da Saúde realizada neste mês de novembro, o Brasil teve o seu status atualizado e foi classificado como um país pendente de verificação para sarampo. O último caso da doença no país foi confirmado em junho de 2022. 

De acordo com a Comissão Regional de Monitoramento e Verificação da Eliminação do Sarampo, da Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita nas Américas da OPAS, a transmissão endêmica do vírus causador do sarampo no Brasil foi interrompida, mas ainda não há dados suficientes para atestar que o país está livre da doença.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Tivemos a certificação da eliminação da circulação do sarampo em 2016, mas perdemos esse status em 2018, depois do surto na região norte do país e no sudeste de São Paulo, quando acumulamos mais de 40.000 casos a partir de 2017. Mas temos feito um enorme esforço para eliminar o sarampo de novo e conseguirmos a recertificação”, disse Renato Kfouri, vice-presidente da SBIm e presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O médico explica ainda que faltam alguns detalhes em termos de vigilância, detecção de casos suspeitos e melhora de condições de laboratório para investigação para que o Brasil consiga uma nova certificação.



* Por Marcele Neves. Foto: Reprodução.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias