Segurança pública é tema do 14º Fórum de Sustentabilidade Ademi-BA

redacao@aloalobahia.com

“Crimes urbanos são um dos principais problemas para o desenvolvimento das cidades”, acredita o arquiteto e urbanista Percival Barbosa, um dos palestrantes do 14º Fórum de Sustentabilidade Ademi-BA, que acontece na próxima quarta-feira (13), trazendo como tema central “Segurança: um desafio inadiável na busca de novos investimentos”. O evento acontece das 14h às 18h, no auditório do Sebrae (Rua Arthur de Azevedo Machado, 1225, Civil Towers / Torre Cirrus, Costa Azul), e promoverá uma ampla discussão sobre o cenário atual baiano e a relevância desta pauta para os investimentos no estado.

Percival é considerado o maior especialista do Brasil em Prevenção de Crimes por meio de Projetos (ou Crime prevention to enviroment design, em inglês), um conceito de arquitetura urbana que busca reduzir a violência e a insegurança, unindo um trabalho multidisciplinar entre arquitetos, projetistas e profissionais de segurança pública. “Não adianta morar em condomínios com muros altíssimos e se sentir vulnerável ao ocupar espaços públicos”, afirma.

“A violência urbana é um fenômeno complexo, que influencia um grande número de variáveis tanto sociais quanto ambientais. A sensação de insegurança afeta a qualidade de vida, pois muitas pessoas deixam de sair de casa e não ocupam os espaços públicos por conta disso”, completou, destacando que a simples presença das pessoas nas ruas, de residências com janelas e varandas de frente para calçadas, além de câmeras de monitoramento, também limitam os recursos disponíveis ao criminoso.

O juiz de Direito Igor Spock Silveira Santos, que também participará do evento, ministrando a palestra “Hipóteses para a Segurança Pública da Bahia”, destaca que o fenômeno social relacionado à segurança pública é multifacetado, e seu tratamento perpassa pela atuação conjunta de diversos órgãos estatais e da sociedade civil. “O 14° Fórum de Sustentabilidade da Ademi-BA soube refletir bem essa visão ao escalar palestrantes e debatedores de diferentes áreas, possibilitando a construção plural da compreensão sobre o tema”, diz. “É um evento amplo, com participação de profissionais das mais diversas áreas de atuação, que somarão seus conhecimentos para a melhoria do resguardo da sociedade baiana”.

Fórum de Sustentabilidade é um evento que propõe um olhar para o desenvolvimento socioeconômico da Bahia, segundo o presidente da Ademi, Cláudio Cunha. “A Ademi tem esse papel econômico, sustentável e social. Trazer pautas relevantes e contribuir com soluções que busquem qualidade de vida da nossa sociedade faz parte da nossa missão”, afirma. 

As inscrições para o 14º Fórum de Sustentabilidade podem ser feitas no site www.exportandoabahia.com.br. Os ingressos custam R$ 50 (associados Ademi-BA) e R$ 100 (não associados).

* Por N.R. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES