18 Dec 2023
Segundou! Veja lista de restaurantes que abrem às segundas-feiras em Salvador
Tirando os estabelecimentos instalados em shoppings, como os excelentes Tokai, no Shopping Barra, e Lotti Osteria, recém-inaugurado no Salvador Shopping, para quem quer circular pela cidade, fizemos um passeio e trazemos pra vocês, leitores, um resumo, para não faltar opção.
Para começar o dia, que tal um bom café da manhã ou brunch caprichado, antes de bater perna? A Casa Castanho, no Rio Vermelho, abre já às 8h e segue até as 20h. Trinta minutinhos depois, às 8h30, as unidades da Coffeetown, no Corredor da Vitória, próximo a diversos pontos culturais, e na Pituba, na simpática Vila San Luigi, são ótimas opções, e funcionam até 21h30. No Horto Florestal, a D'Pepo Padoca (foto acima), projeto do chef Peu Mesquita, do Pepo, funciona das 8h às 20h.
Para quem quer trocar uma ideia sobre cafés especiais da Bahia com quem entende, uma passsadinha no Garimpo da Barista (foto acima), no Caminho das Árvores, também é válida, das 10h às 19h. Falando em café baiano, o espaço conceito do premiado Latitude 13, na Barra, também funciona todos os dias, a partir das 8h30, com diversas opções de comidinhas para acompanhar os blends da marca.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
Já que estamos falando sobre o que é produzido na Bahia, não podemos deixar de lado boas opções de onde degustar uma boa comida baiana, patrimonial e ancestral. O Casa de Tereza, da chef Tereza Paim, no Rio Vermelho, funciona das 12h às 23h. Bem próximo, a poucos metros, o premiado Dona Mariquita (foto abaixo), da chef Leila Carreiro, funciona das 12h às 17h, tanto na unidade já conhecida do boêmio bairro, quanto na nova Casa de Veraneio, ao lado do terminal marítimo, com a bela vista para o Forte de São Marcelo. O Donana também abre suas três unidades em Salvador e Região Metropolitana (RMS) às segundas, das 11h30 às 16h.
Falando em patrimônio, a Casa di Vina, mistura de hotel, restaurante e memorial na casa onde Vinicius de Moraes e Gessy Gesse viveram sua história de amor na Praia de Itapuã, abre ao público às segundas, das 12h às 23h. Ali perto, no Costa Azul, para quem busca mais descontração e corre atrás de uma cerveja bem gelada para tomar sem estresse, uma boa opção é o Bar do Jonas, das 11h às 16h. Na mesma pegada, no bairro da Saúde, onde fez seu nome, a chef Nara Amaral abre às segundas o seu Provisório Cozinha e Bar (foto abaixo), com chopp gelado, comida boa e arte, das 11h às 16h.
Para quem está com um pouco mais de pressa para almoçar na segunda-feira, mas não quer deixar de lado a qualidade, o Mignon Restaurante, na Graça, "vitrine" de um dos melhores buffets da cidade, funciona das 11h30 às 15h, com uma excelente variedade de opções, a quilo, mas com entrega de serviço à la carte.
Espalhada pela cidade, a marca da Barraca do Lôro oferece, em cada uma das unidades, experiências diferenciadas, mas bem despojadas. As unidades da Pedra do Sal, da Praia do Flamengo e de Stella Maris abrem todos os dias já às 10h, enquanto a da Bahia Marina, às 11h30. Sobre estar presente em diversos pontos de Salvador, a Rede Mariposa (foto acima), conhecida pelo seu variado buffet livre de almoço e pelo happy hour em conta, também está com unidades abertas todos os dias, com destaque para a do Pelourinho, das 9h às 17h, do Itaigara e de Vilas do Atlântico, das 11h30 até a noite, e do Aeroporto, que funciona 24h para quem chega e quem vai.
Pensando em experiências de praia especiais, a Praia do Buracão, no Rio Vermelho, promete ser um dos grandes points da temporada, com o Blue Praia Bar, que às segundas também funciona das 10h às 18h, com acesso à praia, aos lounges e a banho de água doce inclusos no Day Use. Do lado e no mesmo horário, o Principote também já está recebendo público, com direito a duas piscinas, uma delas de borda infinita de frente para o mar e com restaurante requintado, também com vista, até as 20h. Conheça outros dois clubes de praia para curtir os dias de sol no Verão de Salvador.
Falando em vista, a do Farol da Barra fica mais especial no +5571 (foto acima), bar bem ao lado do cartão-postal, aberto todos os dias a partir das 11h e até as 23h. Ali pertinho, o Pereira abre às segundas, das 17h à 0h, com a varanda como uma das melhores opções para curtir o fim de tarde. Na mesma Vila da Barra do Pereira, para quem curte um bom hambúrguer, uma das unidades da premiada Bravo Burger, comandada pelo chef Rafael Zacarias, se destaca. A rede ainda funciona na Pituba, em Alphaville e no Horto Florestal, sempre a partir das 17h.
Entre o Farol e o Cristo, a RED Burger é outra opção, convidando o cliente a degustar uma carne de qualidade em clima de pôr do sol, também a partir das 17h. As outras unidades da rede, na Pituba, Jaguaribe e Rio Vermelho também funcionam às segundas. Com a bela vista da Praia da Barra também, o Barravento (acima) é um clássico para ver o tempo passar e funciona das 12h às 22h.
Outro hotspot do Verão, o Santo Antônio Além do Carmo não fica pra trás e oferece muitas opções às segundas, inclusive já no almoço, para aproveitar cada segundo da vista para a Baía de Todos os Santos que o bairro oferece de cima. O Allê Varanda Bar (acima), bem na chegada, ao lado da igreja e do Forte da Capoeira, passou a abrir às segundas especialmente para a alta temporada, a partir das 12h. Por lá, o bistrô Cafélier, cheio de história e sabores, é uma boa opção também para um café ou drink no pôr do sol, assim como o Poró, que funciona das 12h às 18h.
Descendo rumo ao Comércio, passando pela Rua Chile, o Fasano é sempre uma boa opção para almoço ou jantar, antes de chegarmos na Bahia Marina, onde o Lotti Cucina Italiana (acima) funciona às segundas, no jantar, das 19h às 23h; o Soho, das 18h às 23h; e Lafayette, apenas para almoço, das 12h às 15h30. Ali bem próximo, o conceituado Restaurante Amado (foto principal) é opção o dia todo, das 12h às 23h.
Nas proximidades da Ladeira da Barra, o Cantinho da Jô, na Vila Brandão, funciona das 11h30 às 19h, enquanto o Egeu, com inspiração na Grécia, abre às 12h e só fecha à meia noite. Também com vista pro mar, o descontraído Bar da Mônica (acima), na Gamboa de Baixo, funciona das 9h30 às 18h.
Para quem quer uma viagem ao mundo sem sair da capital baiana, opções não faltam, principalmente na Pituba. O Buddha Bistrô Asiático (acima) sai um pouco da inspiração exclusiva nas cozinhas chinesa e japonesa e passeia por outros países asiáticos, como Vietnã, Tailândia, Nepal, Tibete e Índia, e abre tanto para almoço quanto para jantar. Com mais foco na Coréia, o Kion Korean Cuisine abre às 11h30 para o almoço e encerra a cozinha no jantar às 22h30. É bom reservar porque os clientes se mostram fieis, até mesmo na segunda, quando rola até karaokê.
Já o Zūuk Sushi (acima), na Alameda dos Sombreiros, tem, além do projeto arquitetônico diferenciado, que melhora ainda mais a experiência, um menu variado que oferece de sushis e sashimis a opções como vieiras, baos recheados, ceviches e a disputada carne de Wagyu. Às segundas, a casa funciona no almoço e no jantar, assim como o Oriente Fast, no Rio Vermelho, com um dos melhores rodízios da cidade. O espaço na orla do bairro funciona das 11h30 às 16h e das 18h às 23h, também com opções à la carte.
Dando um pulo na Itália, o Alfredo'ro (acima), em Ondina, funciona nas segundas apenas para jantar, a partir das 19h. O clássico Di Liana, no mesmo bairro, funciona das 12h às 16h e das 19h às 22h30. Já o Pasta em Casa, com unidades no Rio Vermelho e em Alphaville, funciona para almoço, das 12h às 15h30. O Bella Napoli, no Caminho das Árvores, abre apenas para almoço, enquanto o Bottino, também no Rio Vermelho, das 12h às 23h.
Da Itália, seguimos para a Espanha, que, no Caminho das Árvores, conta com um representante na Casa Vidal, comandada pelo chef espanhol Juan Vidal e sua esposa, a empresária Vivi Vidal. O espaço é sempre uma boa pedida, com excelente atendimento e ambiente intimista, funcionando das 19h às 23h. Já os clássicos franceses, assinados pelo belga Laurent Rezette no Chez Bernard, também são uma ótima indicação para as noites de segunda-feira, com a vista da Baía de Todos os Santos de cima, das 19h às 23h. Pertinho, o Mistura da Contorno também abre para o pôr do sol, às 16h, e emenda com o jantar, enquanto a unidade de Itapuã funciona das 17h às 22h30.
Um clássico da boemia em Salvador, no coração do Rio Vermelho, o Boteco do França, próximo ao Largo da Dinha, é também uma opção para aquele brinde às segundas, das 12h à 0h, seja no agradável beco que une as ruas Borges dos Reis e João Gomes, ou na área interna climatizada. O arroz de polvo é um dos pratos mais pedidos!
Já para os amantes das carnes, o Carvão (acima) já foi até premiado e com um menu que valoriza o fogo e não se prende à proteína, mas a valoriza, funciona do almoço ao jantar. No almoço, vale conhecer as novidades do chef Guto Lago, no menu de boas-vindas. Para os apaixonados por churrasco, o Boi Preto é sempre uma boa ideia, com rodízio farto todos os dias, com direito até a buffet com opções de frutos do mar e da culinária japonesa, das 12h às 23h. Na Pituba, O Porco, que funciona das 12h às 17h, foca, como o nome deixa claro, em cortes e preparos com porco.
Fotos: Reprodução/Redes Sociais.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.