Saúde confirma no Brasil caso da variante da Covid-19 com alta capacidade de transmissão

redacao@aloalobahia.com

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (18) que foi notificado um caso da variante EG.5 do coronavírus no estado de São Paulo. Também chamada de Éris, a variante já havia sido detectada em 51 países, com destaque para Estados Unidos e Reino Unido, se espalhando rapidamente e gerando aumento de casos. 

Aqui no Brasil, a pessoa infectada foi uma mulher de 71 anos, que apresentou os primeiros sintomas em 30 de julho e já está curada, de acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). Ela teve febre, tosse, fadiga e dor de cabeça e fez a coleta do exame em 8 de agosto. Segundo o ministério, a paciente estava com o esquema vacinal completo. 

A presença da EG.5 e da BA.6, outra variante que foi detectada na Dinamarca e Israel, está preocupando especialistas ao redor do mundo, justamente devido à grande capacidade de transmissão. A OMS informou, no último dia 11, que os casos de Covid-19 detectados em todo o mundo aumentaram 80% em julho, embora a mortalidade tenha reduzido 57%.

Até o momento, portanto, não há indícios de aumento de casos graves, internações e mortes, assim como também não há evidências de que as vacinas disponíveis não protejam contra a EG.5 e a BA.6. A recomendação do Ministério da Saúde é de que quem ainda não está com esquema vacinal completo, ou seja, com a bivalente em dia, deve se vacinar. 

A pasta também recomenda que pessoas imunossuprimidas, com comorbidades, idosos, gestantes ou aquelas que ainda não se vacinaram, utilizem máscara em ambientes fechados ou com aglomeração. A máscara recomendada é do modelo PFF2 ou N95, que oferecem barreira mais eficaz de proteção. 

Publicado por Carolina Cerqueira. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia. 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias