21 Jun 2023
São João dos pets: saiba como amenizar estresse e ansiedade dos bichinhos com fogos de artifício

“Os animais conseguem escutar de duas a três vezes mais que nós seres humanos, então eles têm uma sensibilidade no canal auditivo muito maior que a nossa”, explica a titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Marcelle Moraes.
O que fazer para amenizar estresse dos animais com fogos de artifício?
Para amenizar o estampido dos fogos, a titular da Secis recomenda fechar portas e janelas e abafar os locais de entrada do som com cobertor ou edredom. “Se o animal permitir e o tutor tiver o manejo, é possível, ainda, colocar um pedaço de algodão na região do ouvido, ajuda bastante. É importante também estar sempre próximo do animal nesse período”, afirma.
“A dica é manter a calma, ficar próximo ao animal e não deixá-lo sozinho nesse período. Se não houver alternativa e ele tiver que ficar só, retire do local objetos com os quais ele possa se bater, deixe o ambiente o mais livre possível, tome cuidado para que ele não fuja e em caso de acidente, leve o seu pet imediatamente ao médico veterinário”, completa Marcelle.
Em relação à alimentação, a orientação é não dar comida típica ao gato ou ao cachorro. Segundo os médicos veterinários, o animal deve comer apenas o alimento apropriado para ele, como ração, músculos, frango ou patinho sem tempero. Alguns alimentos, inclusive, podem ser tóxicos, como o amendoim.
*Com informações de Secom/Salvador. Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.