Salvador sediará fórum internacional que celebra a memória da militância da cultura negro-brasileira

redacao@aloalobahia.com

Salvador sediará, de quinta-feira (30) até sábado (2), a 7ª edição do Fórum Negro de Arte e Cultura (FNAC). O encontro gratuito vai acontecer no Teatro Experimental da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Sob o tema "Sankofar: Artes, Memórias, Militâncias Negras e outras Poéticas", este evento de caráter internacional celebrará a cultura negro-brasileira e a luta contra o racismo. 

O FNAC 2023 reúne professores, pesquisadores, mestres e mestras da tradição, artistas, estudantes e membros da sociedade civil, todos engajados na luta antirracista dentro e fora das instituições acadêmicas. A programação deste ano é especial e incluirá uma série de atividades que celebram os sete anos de história do FNAC.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A conferência de abertura contará com a participação do renomado professor colombiano Dr. Luis Ricón Alba, do Departamento de Artes e Políticas Públicas da New York University (NYU).

Luis Rincón Alba
A Conferência Final será apresentada pela Professora Dra. Ana Célia da Silva (UNEB), uma personalidade icônica da militância negra.

Ana Célia da Silva, autora de “A discriminação do negro no livro didático”  presente do II ARÒYÉ – Ensino de História & Educacão Patrimonial
Além disso, o FNAC 2023 contará com a participação de importantes pesquisadores/as, incluindo o professor cubano Dr. Julio Moracen (UNESP), Profa. Dra. Vanda Machado (UFBA), professor congolês Dr. Bas’llele Malomalo (UNILAB), professor estadunidense Dr. Kenneth Dossar (Temple University/ Pennsylvania), Prof. Elinilson Soares (PRODAN/UFBA), e Prof. Egnaldo França (Encantarte, Itabuna-Ba).

Inspirados pela figura mítica do pássaro africano Sankofa, que olha para trás em busca de suas potências, o FNAC 2023 homenageará sete personalidades importantes do movimento negro nas artes e culturas, concedendo o Prêmio Sankofa FNAC.

O evento também incluirá uma série de atividades complementares, como as "Pedagogingas" - oficinas práticas inspiradas no conceito do Dr. Allan da Rosa; a "Aldeia de Saberes", que compartilhará pesquisas acadêmicas; Performance sobre o Clássico do Teatro Negro Brasileiro, “Sortilégio”, de Abdias Nascimento, Performado pelo Premiado artista baiano  ngelo Flávio. Bate-papo e lançamento da nova edição da obra pela Editora Perspectiva e IPEAFRO com Elisa Larkin Nascimento (RJ), Jessé Oliveira (POA) e  ngelo Flávio (BA). 

A programação do FNAC 2023 culminará no sábado (2), com a realização da 3ª edição do Ìyá’s - Festival de Artes de Mulheres Negras, apresentando performances artísticas e a "Kitanda de Negócios Pretos" - uma feira de afro-empreendedores coordenada pela Unegro Bahia. No dia Nacional do Samba, o Festival Ìyá’s e o FNAC festejam o encerramento do evento no Teatro UNEB/Campus I, com a Kizoomba Samba, um grande show com a participação de artistas e grupos de mulheres negras do samba. Para mais informações, detalhes sobre o FNAC 2023, é possível encontrar na plataforma Even3 onde também serão realizadas inscrições para participação das atividades.

Serviço
O quê: Fórum Negro de Arte e Cultura (7ª edição) - Evento Gratuito
Quando: 30 de novembro a 02 de dezembro de 2023
Onde: Teatro Experimental da Escola de Teatro da UFBA e Teatro UNEB/Campus I
Inscrição: https://www.even3.com.br/7fnac/


* Publicado por Naiana Ribeiro. Fotos: FNAC/Arte Amanda Nascimento e Divulgação.
 
​Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias