Salvador se torna a primeira cidade do Norte/Nordeste a ter bikes elétricas compartilhadas

redacao@aloalobahia.com


A Prefeitura entregou nesta sexta-feira (1º) as 30 primeiras bicicletas elétricas que serão integradas ao sistema do Bike Salvador, as famosas “Laranjinhas”. A meta é chegar a 200 veículos deste tipo até o final do ano. A partir deste sábado (2), os usuários já poderão optar pelo veículo elétrico. 

Salvador será a primeira cidade do Norte e Nordeste e a terceira capital do Brasil a ter bikes elétricas compartilhadas. O lançamento chega num momento especial, já que o Movimento Salvador Vai de Bike completa 10 anos neste mês de setembro, assim como a chegada das primeiras Laranjinhas. A capital baiana já soma 10 milhões de viagens feitas pelos usuários desde 2013, e o sistema já recebeu o cadastro de mais de 450 mil usuários.

Esse movimento implantou a cultura da bicicleta em nossa cidade. A gente não tinha isso no passado. É visível como o movimento estimulou milhares de pessoas a curtirem a sua cidade passeando de bike, pudessem cuidar da sua saúde andando de bike, pudessem ir ao trabalho de bike, pudessem se conectar entre os diversos modais de transporte público através da bike. É um movimento responsável pela virada de chave em Salvador”, declarou o prefeito Bruno Reis.
 
HybAQQR.md.jpg


As bikes elétricas que chegam a Salvador têm velocidade limitada a 25 km/h e tecnologia de pedal assistido, que é acionada ao simples pedalar. São os mesmos modelos que estão disponíveis em cidades como Nova Iorque, Londres, Chicago, Dubai e Barcelona. Com autonomia para funcionar por até seis horas, os novos veículos serão distribuídos entre as 50 estações ativas em Salvador. 

O coordenador do MSVB e presidente da Empresa Salvador Turismo, Isaac Edington, avalia que a bicicleta passou de um meio de transporte negligenciado na capital baiana para uma opção de mobilidade popular e sustentável, tendência que é observada em todo o mundo. “Esse meio de transporte centenário vive um momento de ebulição. Ainda há grandes desafios, como a reformulação dos sistemas viários e a harmonização da convivência entre motoristas e ciclistas. Mas, nesse processo, Salvador avança a cada dia e os últimos 10 anos foram de uma evolução sem precedentes”, disse.



* Por Luana Veiga. Foto: Valter Pontes/Secom.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias