Salvador recebe voos de balão até domingo (26)

redacao@aloalobahia.com

Um voo de balão com vista para a Baía de Todos-os-Santos e região do Comércio. A iniciativa, inédita nos festejos do aniversário de Salvador, teve início nesta sexta-feira (24) e segue até o domingo (26), com a presença de grupos distintos escolhidos especialmente pela Prefeitura para representar a população.
 
Ancorado na Praça Cairu, no Comércio, o balão plotado com o tema do Festival da Cidade fará voos cativos das 15h às 19h no sábado, e a partir das 11h no domingo. No voo, cativo o balão fica ancorado ao chão, preso por cordas, subindo em torno de 50 metros, permanecendo um tempo no ar e descendo no mesmo local.
 
O balão poderá ser fotografado de perto e seus voos apreciados de baixo por qualquer pessoa. A vista da Baía de Todos-os-Santos, assim como das diversas edificações de nosso patrimônio histórico, a exemplo do Forte de São Marcelo, Elevador Lacerda, Museu da Música, Palácio Rio Branco, entre outros, poderão ser apreciadas do alto, no balão.
 
“Neste momento, depois de dois anos de pandemia, com tantas dificuldades que passamos, e nessa área cultural, de entretenimento, é bacana ter a oportunidade de ter um balão sobrevoando Salvador em frente ao Mercado Modelo e Elevador Lacerda. Essa ação é beneficente, com entidades importantes para a Prefeitura, representando toda a Salvador, e o objetivo é esse: celebrar e, ao mesmo tempo, valorizar o patrimônio histórico, celebrando os 474 anos da cidade”, disse o presidente da Saltur, Isaac Edington.
 
O coordenador da Confederação Brasileira de Balonismo – seção Nordeste, Fred Ferreira, conta que o projeto está em fase inicial na Bahia, mas já com vistas para expandir a iniciativa pelo estado. “Já temos a prática em Santo Antônio de Jesus, mas no Sul do Brasil é muito grande este projeto. Graças à Prefeitura, conseguimos trazer a iniciativa em 2023 e nossa ideia é disseminar o balonismo não só em Salvador, mas em toda a Bahia. É uma iniciativa interessante, da Prefeitura, de incluir as pessoas, homenageando aquelas que não têm tanta visibilidade no dia a dia, mas igualmente importantes para a sociedade”.
 
HNaYOss.md.jpg
Felicidade – Mesmo com a frente fria que chegou à cidade, o tempo permitiu que, na tarde desta sexta, assistidos da Associação Educacional Sons do Silêncio (Aesos) participassem da ação. De acordo com Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD) da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), o convite partiu da Saltur, e eles convidaram a associação.
 
“Entendemos que as pessoas com deficiência têm direito a esporte, lazer, cultura, aquilo que a Prefeitura proporciona. Eles estão ansiosos, eufóricos, e estamos felizes com a alegria deles. Escolhemos esses grupos, invisíveis, para que tenham acesso à cultura. As pessoas em situação de rua, assistidas pela Prefeitura, que nós quisemos trazer para que fossem lembradas também neste momento”, relatou.
 
Para Márcia Lemos, gestora da Aesos, esse momento é uma ação positiva. “Lembrar que esse público faz parte da sociedade, participando ativamente das ações que o poder público desenvolve é muito importante. Andar de balão pela primeira vez é uma expectativa grande e traz o sentimento de inclusão. Eles estão extremamente entrosados e felizes. O nosso professor aproveitou para trazer uma aula de História para eles nessa área aqui, e eles estão animadíssimos. Agradeço o convite da UPCD (Unidade de Pessoas com Deficiência), da Sempre (Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer), que é uma grande parceira”.
 
O jovem Cleber Nery, de 16 anos, é assistido da Aesos e não escondia a felicidade em ter participado do passeio. “Estou muito feliz, gostei demais, achei lindo ver a cidade do alto, muito maravilhoso, estou muito alegre. Foi algo diferente do meu dia a dia. Estava ansioso e depois que eu subi, foi só felicidade”.
 
A iniciativa tem apoio ainda da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e Moura Dubeux, em parceria com a Confederação Brasileira de Balonismo. O Festival da Cidade teve início no dia 15 e segue até o dia 2 de abril com dezenas de ações ligadas à cultura, literatura, teatro, música, lazer e muito mais. Confira programação completa em www.festivaldacidade.salvador.ba.gov.br.
 
HNaYPI9.md.jpg
Leia mais notícias na aba Notas

Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok

Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.

Fotos: Carlos Santiago / @myphantomtoy. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias