Salvador institui 6 de junho como o Dia da Pessoa Trancista

redacao@aloalobahia.com

Salvador instituiu o dia 6 de junho como o Dia da Pessoa Trancista. A lei foi sancionada pelo prefeito Bruno Reis (União) e publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (5).

Trancista é a pessoa que realiza o trabalho de trançar cabelos, muito comum em Salvador principalmente entre a população negra. A técnica é realizada majoritariamente por mulheres pretas que fazem suas rendas com o cuidado dos cabelos de outras mulheres e homens pretos. Além disso, as tranças de cabelo carregam uma forte bagagem da cultura africana.

O penteado, que já foi utilizado como ferramenta de sobrevivência durante o período da escravidão, hoje é adaptado para conservar a cultura afro-brasileira e enaltecer a estética da população negra. O projeto foi de autoria do vereador Gordinho da Favela (PP).

​Apesar da prática ancestral, somente em 2009 o Ministério do Trabalho reconheceu a profissão de cabeleireiro étnico e trancista.


Leia notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Foto: Freepik/Divulgação.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias