Salvador é o destino que o brasileiro mais tem vontade de conhecer, segundo levantamento do MTur

redacao@aloalobahia.com

Ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro, a Bahia está entre os três estados mais desejados para viagens de lazer nos próximos 12 meses, segundo pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Turismo, que aponta as tendências do turismo para 2024. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

No estudo, feito em parceria com o Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, dos 43% que responderam ter vontade de viajar neste ano, 15% apontam São Paulo e Rio de Janeiro, deixando a Bahia em terceiro lugar, com 11% das intenções de visitas. O Ceará foi citado por 9% e Santa Catarina e Pernambuco, por 7%.

"A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro de querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia", ressalta o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Salvador na frente

Além dos mais cotados para 2024, a pesquisa também revelou os destinos que os brasileiros mais têm vontade de conhecer em algum momento. Salvador, em uma escala de interesse que vai de 0 a 10, foi a campeã, com média de 7,1. Fernando de Noronha ficou em segundo, com 6,9, e Rio de Janeiro (6,7), Lençóis Maranhenses (6,5) e Florianópolis (6,4) completaram os primeiros postos.

Em termos de regiões, o Nordeste é o campeão, apontado por 48% de pessoas que pretendem conhecer o Brasil em 2024, à frente do Sudeste (38%), Sul (16%), Norte (7%) e Centro-Oeste (6%), revelando a força dos destinos que oferecem opções de sol e praia, preferido por 59% dos entrevistados. Em seguida, vem Natureza/Ecoturismo (27%), Saúde/Bem-estar (20%); Turismo de Aventura (16%) e o Religioso/Espiritual (14%).

Metodologia 

O levantamento "Tendências de Turismo" foi realizado entre 7 e 11 de dezembro de 2023, com 2.029 pessoas a partir de 16 anos e nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento traz recortes com quotas de sexo, idade, região, escolaridade e renda.​

Confira a pesquisa detalhada.

Por José Mion, com informações do Ministério do Turismo. Foto: Ruy Cesar Klegen de Carvalho/CC.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias