Salvador é a capital com maior percentual de mulheres no país, aponta IBGE

redacao@aloalobahia.com

Salvador é a capital brasileira com a maior proporção de mulheres em relação a quantidade de homens, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta sexta-feira (27), que leva em conta informações coletadas em 2022. Com 54,4% de moradoras do gênero feminino, o que representa 1,3 milhões do total de 2,4 milhões de habitantes, Salvador é o segundo município mais feminino do Brasil, perdendo apenas para cidade de Santos, no litoral paulista.

Já a nível estadual, na Bahia, o número total de mulheres é de 7,3 milhões em uma população geral de 14,1 milhões de habitantes. O levantamento mostra ainda que as cidades de Itabuna, Feira de Santana, Cruz das Almas e Amélia Rodrigues também aparecem no topo do ranking das maiores populações femininas do estado. Por outro lado, Arataca, Muquém de São Francisco, Juruçu, Ribeirão do Largo e Santa Luzia são as cidades baianas com as maiores populações masculinas.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

O Censo realizado pelo IBGE aponta também que há uma tendência nacional de crescimento da população feminina. Enquanto o número total de habitantes no país cresceu 6,5% (de 190.755.799 para 203.080.756 pessoas), o total de homens avançou 5,5%, chegando a 98.532.431 (48,5% dos habitantes), e o de mulheres cresceu 7,4%, indo a 104.548.325.

"A feminização do país como um todo tem relação tem relação com o envelhecimento da população e a forma com que homens e mulheres levam a vida. Temos uma mortalidade muito maior entre homens, especialmente nos primeiros anos de vida", analisa Mariana Viveiros, supervisora de disseminação de informações do IBGE. 



* Por Luana Veiga. Foto: Divulgação/Sepromi.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias