10 Oct 2023
Romance baseado em lendas sobre coronel da Chapada Diamantina será lançado nesta quarta, no Rio Vermelho

No livro, o cenário da Chapada Diamantina é pano de fundo para tratar da saga do coronel Horácio de Matos (1882-1931), personagem real, que até hoje alimenta lendas e mitos na região. Dentre os poderes do líder político, acredita-se que ele tinha o corpo imune a doenças, balas e traições. Horácio de Matos envolveu-se em diversas lutas armadas ao longo da vida, inclusive na perseguição à Coluna Prestes.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
Para escrever o livro, Francisco Teixeira pesquisou a fundo a vida do coronel e, ao invés de uma biografia, optou por produzir uma obra de ficção.
“A ideia do romance veio exatamente do seu título: explorar a lenda do corpo fechado. Ao mesmo tempo, quis falar da história daquela época, por meio das pessoas que interagiram com Horácio de Matos. Pensei que fazer uma biografia não seria tão estimulante quanto exercitar a ficção histórica”, explica.
O autor garante ter consciência que o coronel é uma figura controversa e que o livro não é um documento histórico. “Apesar de se basear em alguns personagens e eventos reais, esta é uma obra de ficção, que não pretende retratar a realidade histórica, muito menos a personalidade e o comportamento dos atores envolvidos”, diz.
Sobre o autor
Francisco Lima Cruz Teixeira é professor titular aposentado da Escola de Administração da UFBA, onde atuou por 30 anos. É membro colaborador do Núcleo de Pós-Graduação em Administração. Publicou livros, capítulos e artigos em periódicos nacionais e internacionais sobre temas relacionados à indústria, inovação, economia baiana e políticas regionais. Antes de "Corpo Fechado", lançou "Chapada, Lavras, Diamantes - Percurso Histórico de uma Região Sertaneja", em 2021.
Serviço:
Lançamento do livro Corpo fechado, de Francisco Lima Cruz Teixeira
Quarta-feira, 11 de outubro, às 18h
Confraria do França - Travessa Lydio de Mesquita, 43, Rio Vermelho
Editora Solisluna
304 páginas
* Por Hilza Cordeiro. Foto: Domínio público e Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.