Restaurantes baianos com vista figuram em lista dos melhores do país

redacao@aloalobahia.com

Além de publicar um ranking com os 100 melhores restaurantes do Brasil, a Revista Exame também destacou quais desses estabelecimentos que a gastronomia vem acompanhada de belas vistas. Na Bahia, três restaurantes figuram na lista:

Restaurante Amado

Entre se manter religiosamente fiel à culinária local e criar identidade própria, o restaurateur Edinho Engel seguiu pela segunda opção. E realizou isso com maestria: o cardápio do Amado é recheado de criações próprias, mas sem ignorar ingredientes que vêm frescos da baía de Todos os Santos, como lambretas e mariscos ao vinho branco (72 reais) ou casquinha de aratu com farofa de licuri (38 reais) – também chamada de palmeira sertaneja. Também há surpresas, como o cupim prensado à cavala (110 reais) e galinhada de pato (98 reais), sempre acompanhados da paisagem de tirar o fôlego.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Avenida Lafayete Coutinho, 660, Comércio, Salvador

Chez Bernard

Não faltam paisagens de tirar o fôlego em Salvador (BA), mas poucos restaurantes são privilegiados como o Chez Bernard – com paredes envidraçadas de frente para a baía de Todos os Santos. E ainda existe uma boa dose de tradição por trás disso, já que esse foi o primeiro representante da culinária francesa na cidade, fundado em 1963. Desde então, mudou de donos e passou por reformas, mas a essência continua igual. Prova disso é que o cardápio tem ícones como moules frites (72 reais), steak tartare (69 reais), coq au vin (91 reais), filet béarnaise (118 reais) e até sopa de cebola (58 reais).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Rua Gamboa de Cima, 11, Dois de Julho, Salvador

La Taperia

Não haveria localização melhor para um descontraído restaurante espanhol: o boêmio bairro do Rio Vermelho, em Salvador (BA). Da cozinha comandada por Jose Morchon, nascido em Valladolid, saem pratos tradicionais de taperias, como pulpo a la gallega (61 reais), patatas bravas (38 reais), gambas al ajillo (54 reais) e croquetas (seis unidades por 54 reais) – e o ideal  é pedir para dividir entre todos. Além disso, existe uma carta de vinhos, sangrias, coquetéis e cervejas de fazer inveja a muitos bares tradicionais. Para completar esse pacote, o antigo casarão está de frente para o mar da Bahia.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Rua da Paciência, 251, Rio Vermelho, Salvador

Leia mais notícias na aba Notas
 
Fotos: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias