25 Apr 2023
“Respeito ao Centro Histórico de Salvador”: Manifestação pela paz será realizada no Pelourinho nesta sexta-feira

A manifestação também o objetivo de “sensibilizar a opinião pública para um dos piores momentos que uma das mais preciosas regiões de nosso país vive no que se refere a segurança pública, ordenamento dos informais, assédio e extorsão aos visitantes, preservação do patrimônio, falta de infraestrutura e muito mais”, diz o comunicado da Associação Centro Histórico Empreendedor (ACHE), organizadora da manifestação.
Relatório entregue às autoridades
De acordo com a ACHE, no dia 28 de fevereiro deste ano, uma audiência foi realizada com o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador. No momento foi firmada a promessa de se montar um Grupo de Trabalho, que reuniria autoridades e representantes da sociedade civil.
Após a audiência, um amplo relatório com os problemas enfrentados no Centro Histórico e sugestões para resolvê-los foi elaborado e entregue, segundo a ACHE, ao Secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, e à Secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Salvador, Mila Paes.
Entre as sugestões no documento estão o reconhecimento e credenciamento da atividade de pintor de figuras tribais no Pelourinho, fiscalização da atuação ilegal de flanelinhas na região, reorganização da escala de policiais e instalação de câmeras de alta tecnologia, incluindo reconhecimento facial em alguns pontos. O relatório aponta ainda pontos críticos que, mesmo com grande número de ocorrências de delitos, continuam sem segurança.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Arisson Marinho/ CORREIO.