Relicário: João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998) chega a todas as plataformas de streaming e em CD

redacao@aloalobahia.com

O álbum duplo João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998)  lançado pelo Selo Sesc, no dia 5 de abril, gratuitamente e com exclusividade na plataforma Sesc Digital, será disponibilizado nos principais serviços de streaming do dia 26 de abril em diante. O trabalho remasterizado da histórica apresentação na unidade Vila Mariana, em 1998, também poderá ser adquirido em sua versão física a partir da mesma data, nas Lojas Sesc das unidades de todo o estado de São Paulo e no site, com entrega para todo o país.    

“Estamos comemorando os 25 anos da apresentação com o lançamento da gravação remasterizada, agora disponível nas plataformas de streaming e em formato físico. Afinal, trata-se de uma obra de grande valor histórico, que deve ser não apenas amplamente divulgada, mas guardada, por todos os amantes da música brasileira, que reconhecem o papel proeminente e fundador do pai da bossa nova e reinventor do samba”, diz Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

A instituição convidou o artista visual Speto, importante nome da arte urbana, para fazer uma versão do grafite realizado por ele em homenagem ao cantor e, com a nova arte, estampar a capa do álbum. A pintura original foi realizada em 2020 na fachada de um edifício na Avenida Senador Queirós, próximo ao Mercado Municipal, em São Paulo. 

O grafite apresenta o artista sentado, abafando seu violão, como se estivesse silenciando o instrumento ao final de uma música, em alusão ao fim de um ato. Speto relata que a imagem foi desenvolvida usando o mínimo de traços possível, em referência ao minimalismo da bossa nova e, sobretudo, de João Gilberto.

O álbum Relicário: João Gilberto (ao vivo no Sesc 1998) é fruto do trabalho de curadoria e gerenciamento do vasto acervo do Sesc São Paulo. O destaque da gravação está na música inédita Rei sem coroa que, apesar de compor o repertório de alguns shows, nunca foi registrada em estúdio ou gravada oficialmente pelo artista, reforçando a importância deste resgate histórico. A canção é uma parceria dos compositores Herivelto Martins e Waldemar Ressurreição, inspirada na história do rei Carlos II, da Romênia, que passou a viver no Copacabana Palace após ser forçado a abdicar de seu trono durante a Segunda Guerra, em 1940.

Além disso, o álbum ainda traz em seu repertório Violão amigo, primeira faixa do disco e também do show de 1998, creditada aos compositores Bide e Marçal. A canção, embora já publicada em gravações na internet, não integra a discografia oficial de João Gilberto.

O Pato, Wave, Carinhoso e Eu Sei que vou te amar também são alguns dos clássicos da MPB que compõem o repertório de 36 faixas, entre elas,  músicas de compositores como Ary Barroso, Tom Jobim e Dorival Caymmi, além de Wilson Baptista e Herivelto Martins. A faixa instrumental Um abraço no Bonfá, uma homenagem ao violonista Luiz Bonfá (1922 - 2001), é a única música de autoria de João Gilberto interpretada na apresentação no Sesc Vila Mariana.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

Foto: Divulgação.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias