Relatório da ONU aponta que temperatura mundial deve aumentar até 2,6°C

redacao@aloalobahia.com

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) publicou nesta sexta-feira (8) o primeiro Global Stocktake, uma avaliação feita a cada cinco anos e que fornece um tipo de inventário sobre as ações contra a crise climática ao redor do mundo. O documento ainda propõe ações para melhoras e mostra que, se as iniciativas combinadas no ano passado, na convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), forem cumpridas, o mundo pode limitar o aquecimento global a algo entre 1,7°C e 2,1°C.

Embora existam progressos na implementação de compromissos para melhorias para limitar o aquecimento, a comunidade global ainda não está no caminho certo para cumprir os objetivos de longo prazo do Acordo de Paris. De acordo com o levantamento, pode ser que o planeta esteja rumo a aumentar a temperatura em 2,4°C a 2,6°C. O Global Stocktake aponta que o período para evitar que o aquecimento global supere os 1,5° C, meta estabelecida no Acordo de Paris de 2015, pode estar acabando e os países têm que agir rapidamente.

Em 2015, a previsão de aumento reduziu para  3 a 3,2°C. Neste ano, uma nova redução foi anunciada. Este é o sexto ciclo de avaliação do órgão. A avaliação da convenção é que esforços para aumentar o apoio à ação climática tiveram aumento significativo, mas ainda não são o bastante. "As emissões globais até o momento não estão alinhadas com os caminhos de mitigação consistentes com o objetivo do Acordo de Paris nem estão alinhados com objetivos de redução de emissões a longo prazo", aponta o documento. 

Publicado por Matheus Simoni. Foto: Unsplash

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias