Região paradisíaca na Bahia é certificada como remanescente de Quilombo; saiba mais

redacao@aloalobahia.com

Uma região paradisíaca da Costa do Dendê ganhou o certificado como remanescente de Quilombo pelo governo federal. Trata-se do local onde fica comunidade de Barra de Serinhaém, localizada no município de Ituberá, na Bahia. O reconhecimento foi protocolado nesta semana, na terça-feira (12), no Diário Oficial da União.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A portaria FCP nº 59 do Ministério da Cultura/Fundação Cultural Palmares certifica a comunidade e possibilita que a Fundação Cultural Palmares seja autorizada a registrar a áea no Livro de Cadastro Geral. A medida é considerada fundamental para a preservação e valorização da cultura quilombola, reconhecendo a história e a contribuição dessas comunidades para a construção do Brasil.

A cidade de Ituberá conta ainda com Quilombo Lagoa Santa, que desde 2005 foi certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares.
JWvgrfn.md.png

De acordo com a legislação brasileira, consideram-se remanescentes das comunidades dos quilombos os grupos étnico-raciais, segundo critérios de auto-atribuição, "com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida". 

Barra de Serinhaém é conhecida por ser um local escolhido por turistas por conta das praias paradisíacas, passeios turísticos pela faixa litorânea e restaurantes com comidas típicas da região. 
JWvrkdb.md.png
JWv6hle.md.png

* Por Matheus Simoni / Foto: Divulgação

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias