8 Sep 2023
Referência em aprovações, Nordeste terá 1ª unidade do ITA

O anúncio foi feito pelo Ministro da Defesa, José Múcio, e pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno. Segundo eles, a futura unidade cearense do ITA contará com cursos voltados para estudos sobre energia, que será o grande diferencial.
A decisão de criar uma unidade no Ceará se deve ao fato de que aproximadamente 40% dos aprovados no ITA são estudantes cearenses. Múcio anunciou que o protocolo de intenções para a nova unidade será assinado nos próximos 20 dias.
Como funcionará
A proposta inicial é oferecer cursos que já existem no ITA de São Paulo, mas também estão sendo consideradas novas opções, com destaque para os estudos sobre energia.
O Ceará é um estado que se destacou no desenvolvimento da energia eólica e projetos de produção de hidrogênio verde, tornando-se um local ideal para a expansão dos estudos nessa área.
O ministro José Múcio falou da importância de proporcionar educação de alta qualidade no Nordeste. “Queremos que o ITA do Ceará tenha a mesma qualidade de São Paulo”, ressaltou. Com essa iniciativa, o ITA fortalece sua presença regional e contribui para o desenvolvimento educacional e tecnológico da região Nordeste do Brasil.
Mais oportunidades
Para José Múcio e Marcelo Kanitz, esse projeto é um presente para o Ceará e todo o Nordeste brasileiro, invertendo o fluxo de oportunidades para futuros cientistas e permitindo que eles permaneçam na região. “Estamos decididos e vamos comunicar ao presidente da República que, nos próximos 20 dias, na data que ele decidir, assinaremos o protocolo de intenções. É um projeto irreversível e um presente para o Ceará, por merecimento pelo investimento feito na área de educação”, disse o ministro.
De acordo com o Comandante Damasceno, os próximos passos envolvem a criação de um caderno de necessidades e de um projeto básico, mantendo o compromisso de manter o padrão de qualidade do ITA. O projeto básico está previsto para ser finalizado até o dia 4 de outubro, com a subsequente realização da obra e a definição dos cursos que serão ministrados.
* Por N.R. Foto: Fabiane de Paula/SVM.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.