Referência da música de concerto africana, pianista ganês William Chapman Nyaho participa de evento em Salvador

redacao@aloalobahia.com

Considerado um dos maiores nomes da música de concerto africana, o pianista e pesquisador William Chapman Nyaho é o convidado da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia para a Semana do Repertório Africano. O evento acontece entre os dias 20 e 23 de novembro e promoverá uma série de recitais, masterclasses, oficinas e palestras gratuitas na capital baiana.

A programação, coordenada pela professora Beatriz Alessio, conta com o apoio da Embaixada de Gana e tem como objetivo oferecer uma imersão no universo da música de concerto da África e da Diáspora Negra e suas particularidades na performance musical.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

De origem ganesa-estadunidense, Nyaho é um pianista com ativa carreira como recitalista e camerista, tocando em salas dos Estados Unidos, Europa, África, Ásia, América do Sul e Central, quase sempre com repertório focado em compositores de ascendência africana. Ele é colaborador frequente em diversas universidades dos Estados Unidos e também jurado em concursos internacionais. Sua obra inclui uma antologia de cinco volumes intitulada Piano Music of Africa and the African Diaspora, publicada pela Oxford University Press, pela qual foi premiado, em 2022, com o MTNA-Frances Clark Keyboard Pedagogy Award.


Confira a programação completa da Semana do Repertório Africano:


20 de novembro

Recital de piano solo com obras Africanas e da Diáspora Negra

Horário: 19h;
Local: Museu de Arte da Bahia;
Entrada gratuita.

21 de novembro

Explorando a Música da África e sua Diáspora: Compositores, estilos e formação de repertório

Horário: 14h;
Local: Escola de Música da UFBA, Salão do Memorial.


22 e 23 de novembro

Masterclass para pianistas e Oficina de estilos para diferentes instrumentistas


Na Masterclass para pianistas, Dr. Nyaho abordará técnicas avançadas de piano tanto no repertório Africano e afro-diaspórico, quanto no repertório brasileiro para piano solo, explorando diferentes abordagens estilísticas para aprimorar a qualidade e expressividade da performance pianística. 
Já na Oficina de estilos, professores da EMUS abordarão as características e particularidades de execução do repertório afro e afro diasporico na música para diferentes instrumentos e conjuntos.

Local: Escola de Música da UFBA.

 23 de novembro

Recital coletivo final 

Horário: 17h;
Local: Escola de Música da UFBA, Salão do Memorial.



* Por Luana Veiga. Foto: Reprodução.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias