Rainha Margrethe II, da Dinamarca, anuncia que vai abdicar do trono após 52 anos

redacao@aloalobahia.com

A rainha Margrethe II, da Dinamarca, anunciou nesta véspera de Ano Novo que planeja deixar o trono para dar lugar ao seu filho, o príncipe herdeiro Frederik. O anúncio foi feito neste domingo (31), e a majestade informou que vai abdicar no dia 14 de janeiro, data em que se comemora o 52º aniversário de sua própria ascensão ao trono aos 31 anos, após a morte de seu pai, o Rei Frederik IX.

Margrethe é a monarca feminina com o reinado mais longo da história dinamarquesa. Em comunicado oficial na página da Família Real da Dinamarca, a rainha agradeceu o calor e apoio que recebeu ao longo do anos.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

"Os meus agradecimentos devem ser dirigidos a todas as muitas pessoas que, em eventos especiais, bem como na vida quotidiana, cercaram a mim e à minha família com palavras e pensamentos amorosos. Isso fez desses anos uma série de joias. O apoio e a assistência que recebi foram decisivos para que eu pudesse cumprir a minha tarefa. Espero que o novo casal real seja recebido com a mesma confiança e carinho que recebi. Assim, terminarei meu último discurso de Ano Novo com as palavras que costumo dizer: Deus preserve a Dinamarca. Deus Guarde todos vocês", publicou.
 
J5KHYsS.md.png
A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, confirmou a decisão em um comunicado à imprensa que prestou homenagem à monarca de 83 anos, oferecendo um “sincero agradecimento a Sua Majestade a Rainha por sua dedicação ao longo da vida e esforços incansáveis pelo Reino”.

Margrethe costumava andar pelas ruas de Copenhague praticamente sem escolta e conquistou a admiração dos dinamarqueses por seus modos cordiais e talento como linguista e designer. Como monarca, cruzou o país e visitou regularmente a Groenlândia e as Ilhas Faroe, os dois territórios semi-independentes que fazem parte do reino dinamarquês, e foi recebida em todos os lugares por multidões.
 
J5KHVmx.md.png
Publicado por H.C., com informações do Estadão | Foto: Reprodução/Instagram

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias