27 Mar 2023
Presidente da China envia mensagem a Lula e sugere encontro 'o mais cedo possível'

O líder chinês manifestou solidariedade ao petista e sugeriu "uma visita o mais cedo possível e em data oportuna para ambos os lados", de acordo com informações de um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.
A visita à China foi cancelada por recomendações do médico Roberto Kalil, que cuida da saúde de Lula. Segundo ele, o cancelamento foi mais "por bom senso" e a recuperação do quadro leve do presidente deve levar cerca de sete dias.
Uma possível nova data para o encontro entre as autoridades está em avaliação e pode ser na segunda quinzena de maio, sugestão também de empresários do agronegócio brasileiro. No período acontece a Sial, feira de alimentação local, que costuma contar com a presença de Xi Jinping. Lula poderia emendar a visita de Estado à China com a ida à cúpula do G-7, no Japão.
Atraso
Segundo Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, que já estava na China aguardando Lula, o cancelamento da visita adiou a assinatura de 20 acordos, em diversos setores, entre os países. De acordo com ele, o adiamento da missão não vai comprometer a consolidação de entendimentos bilaterais, apenas atrasar.
Leia mais notícias na aba Notas.
Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok.
Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.
Foto: Getty Images via BBC. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia) e Twitter (@Aloalo_Bahia).