13 Sep 2023
Prêmio Pulitzer muda regras e permitirá inscrição de autores sem cidadania americana

Outorgado a pessoas que realizam trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e composição musical, o Prêmio Pulitzer, um dos mais prestigiosos dos Estados Unidos, anunciou nesta semana que escritores, dramaturgos e compositores que não são cidadãos americanos também serão elegíveis aos troféus.
Segundo a gestora do prêmio, Marjorie Miller, o conselho começou a discutir a possibilidade de expandir as condições de elegibilidade para o prêmio em dezembro passado, após o júri insistir que a exigência de cidadania excluía grande parte da cultura americana.
“Isso enfatiza a natureza americana da obra, e não autor. Você pode ser americano e escrever um livro, uma peça ou uma peça musical que seja americano sem ser cidadão americano", disse ao The New York Times. O conselho passará a considerar obras de residentes permanentes e de longa data nos EUA a partir de 2025.
Foto: Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.