Prefeitura de Salvador anuncia 45 dias de atividades para celebrar São João e 200 anos do 2 de Julho; veja programação

redacao@aloalobahia.com

A Prefeitura de Salvador anunciou nesta segunda-feira (22) uma programação extensa de atividades para celebrar o São João e a Independência do Brasil na Bahia, que em 2023 completa 200 anos. Serão 45 dias de atividades artísticas e culturais na capital baiana para comemorar as duas datas, com ações que chegam a diversas regiões da cidade, principalmente o Centro Histórico. 
 
O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado pelo secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, e pelos presidentes da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, e da Saltur, Isaac Edington, em evento realizado no Teatro Gregório de Mattos, na praça Castro Alves, com a participação de grupos culturais de Salvador, além de diversas autoridades municipais. A programação começa já no dia 1º de junho e se estende até meados de julho. 
Hg8vcox.md.jpg
"Esse ano do bicentenário, 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, nós estamos fazendo uma programação intensa. São 45 dias de muitas ativações, de muitas ações, em especial aqui no Distrito do Centro Histórico para fortalecer a presença da Prefeitura e convidar os cidadãos soteropolitanos e milhares de visitantes que virão da Bahia e do Brasil", afirmou o prefeito. 
 
Segundo ele, esta é a maior programação da história para o período, que valoriza o São João tradicional e cultural. Bruno Reis anunciou que, no dia 25 de junho, haverá um grande evento no Dique do Tororó com a presença de diversos grupos do Samba Junino que se apresentam em diversos bairros da capital baiana, a exemplo do Engenho Velho de Brotas, Liberdade, Tororó e Garcia. 
 
Na programação dos festejos juninos, serão 25 dias de atividades, com 330 ações em 142 pontos públicos e privados, com a participação de 120 estabelecimentos comerciais. A expectativa de público é de 400 mil pessoas
Hg8kEps.md.jpg
Independência – Já para o 2 de Julho, a programação começa no dia 29 de junho e vai até o dia 14 do mês seguinte e terá como tema "Salve nossa terra, Salve o Caboclo". Entre as atividades estão apresentações culturais, ações em escolas e a volta do concurso de fachadas ao longo do percurso do desfile cívico. 
 
A programação será iniciada no dia 29 de junho com a estreia do espetáculo "A Resistência Cabocla", com o Bando de Teatro Olodum e terá a participação de Érico Brás e da Banda Olodum, direção coreográfica de Zebrinha e direção musical de Jarbas Bittencourt, no Palco do Campo Grande. 
Hg8vjDJ.md.jpg
No dia 2 de julho, será realizado, na Praça Municipal, o show especial Sambaqui, em homenagem aos 200 anos de Independência, com a banda BaianaSystem, que terá entre os convidados Lazzo Matumbi, Raquel Reis, Vandal, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica, Liz Reis, Cláudia Manzo e Elivan Conceição. 
 
Entre as ações previstas estão ainda a entrega do novo Largo da Lapinha e do Memorial 2 de Julho, espaço que ficará aberto o ano todo, com os Caboclos em exposição, assim como trechos da história registrados e disponíveis para os visitantes acessarem. Além disso, será entregue o monumento em homenagem a Maria Felipa, feito pela artista Nádia Taquary, na praça Visconde de Cairu, Comércio. 
Hg8kUjj.md.jpg
Circuito “Prá lá de Bão”

Praça Municipal: Tenda Bem-Vindo ao São João do Centro Histórico. De 10 a 25 de junho, das 10h às 17h, os visitantes serão recepcionados pelos guias turísticos credenciados pelo SINGTur, que oferecem passeios e walking tours com preços tabelados.

Praça da Cruz Caída: Arena Arromba Chão. De 16 a 25 de junho, às 20h, apresentação de quadrilhas juninas de Salvador. Esta ação recebe o apoio da FGM.

Praça da Sé: Estação São Pedro. De 16 a 25 de junho acontecerá a tradicional feira de artesanato, das 10h às 19h, e apresentações de trios pé de serra, das 17h às 20h.

Terreiro de Jesus: Barracas de Brincadeiras Juninas. De 17 a 25 de junho,  das 15 às 19h, haverá espaço reservado para abrigar todas as brincadeiras típicas do São João, como arremesso de argola, pescaria, boca do palhaço, rabo do burro,  touro mecânico, tomba latas, cama elástica e a barraca do beijo.

Cruzeiro de São Francisco: Estação São João. Dias 10,11,12,13,17 e 18 de junho, às 18h, serão feitas apresentações de trios de forró pé de serra da cidade.

Largo do Pelourinho: Merendas de Dona Flor. De 10 a 18 de junho, das 14h às 20h, a população poderá curtir o projeto em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado, com apresentação de trios pé de serra, gastronomia típica, literatura e poesia.

Largo do Santo Antônio Além do Carmo: Coreto Musical Santo Antônio. De 14 a 25 de junho, às 18h, serão realizadas apresentações de trios pé de serra da cidade.

Feira da Sé: De 14 a 25 de junho, a partir das 14h, a atividade idealizada pelo Instituto ACM reúne moda, gastronomia e artesanato.

O bairro da Saúde recebe a Estação Gonzagão, de 23 a 25 de junho, às 18h, com apresentações de trios pé de serra da cidade. A localidade também será palco da Carroçada, ação itinerante alegórica que promove o tradicional casamento do jegue com a jumenta, nos dias 24 e 25 de junho.

Na Baixa dos Sapateiros, o Mercado de São Miguel contará com apresentações de trios pé de serra da cidade nos dias 17 e 18 de junho, às 18h.

Do Pelourinho ao Santo Antônio Além do Carmo acontecerá a Trilha das Artes, nos 25 dias de festa do Centro Histórico. Sempre das 10h às 22h, 10 artistas da região que têm ateliês e galerias no local irão produzir uma obra inédita com o tema “Santas Artes”, homenageando um dos santos juninos. As três obras mais votadas pelo público, que votará através das redes sociais, serão premiadas.

Circuito “Pra Ficá Mió”

Trata-se de uma ação realizada por instituições públicas e privadas, com ingressos a preços populares e menus criados especialmente para a festa.

Rota Gastronômica Sabores do Interior: Bares e restaurantes do Pelourinho, Saúde, Santo Antônio Além do Carmo e Mercado de São Miguel desenvolveram menus especiais, temáticos, com preços acessíveis, para oferecer aos visitantes.

O tema deste ano é “Os Sabores do Interior Direto na Capitá”. Haverá premiação para o bar ou restaurante com a decoração mais bonita. Participam 55 estabelecimentos.

Programação religiosa:

A celebração junina no Centro Histórico terá início com diversas solenidades religiosas. De 1º a 12 de junho, haverá a Reza da Trezena de Santo Antônio, na Paróquia de Santo Antônio, às 20h.
 
No dia 13 de junho, o templo realiza a Reza de Santo Antônio, às 16h, seguido da Procissão de Santo Antônio, com saída da igreja às 17h30. A Missa Campal de Santo Antônio será no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, encerrando a programação, às 18h30.

Programação festiva:

Do dia 9 a 13: Apresentações de trios pé de serra, das 17h30 às 20h e das 21h30 à 0h, no Coreto do Largo.

De 10 a 13: Quermesse do Santo Antônio, unindo a Feira da Sé do Instituto ACM e barracas da comunidade local.

De 11 a 13: Tradicional Tríduo de Santo Antônio do artista Rodrigo Guedes, que este ano tem como tema “Irmão Protetor Sois dos Brasileiros”. Haverá oratório montado na casa do artista, na Rua Direita do Santo Antônio, n° 559.
 
Dia 12: Correio Elegante no Dia dos Namorados, com um noivo, uma noiva e um padre percorrendo as ruas do Santo Antônio, acompanhados de um trio pé de serra, distribuindo recadinhos e pãezinhos de Santo Antônio para ajudar solteiros a desencalhar e trazer fartura.
 
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Fotos: Divulgação/ Secom. 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias