8 Sep 2023
Praia de Piatã passa por limpeza para receber Festival das Baleias
O objetivo da iniciativa foi recolher o lixo deixado por banhistas, principalmente após o feriado da Independência do Brasil, quando o acúmulo de itens que podem poluir as praias e os oceanos, geralmente, é maior. A ação contou com voluntários de várias instituições parceiras, que ajudaram a coletar plásticos, vidros, latas, dentre outros produtos.
Uma delas foi o Museu do Mar Aleixo Belov, cuja equipe estava presente na limpeza. A ação teve também o apoio do Instituto Neo Mondo, Instituto Popular do Recôncavo, Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), Instituto Brasileiro de Biodiversidade (BrBio) e Amara Nzero.
Care Oliveira, coordenadora administrativa do Museu do Mar Aleixo Belov, destacou que o espaço cultural e educacional tem como um dos propósitos contribuir para a preservação ambiental, o que inclui ajudar no combate à poluição dos oceanos.
“Acreditamos que o compromisso ambiental deve fazer parte da vida das pessoas e das instituições. Por isso, o Museu do Mar, além de promover ações internas de conscientização e conservação, também participa de iniciativas externas de preservação dos oceanos, como a que será realizada pela RedeMar e os demais parceiros nesta sexta”, pontua.
Além da limpeza da praia desta sexta-feira, o Festival das Baleias segue com programação até domingo (10). Promovido pela entidade ambiental RedeMar com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), o evento teve início na quarta-feira (6), no Teatro UNEB do Cabula, onde aconteceu a Conferência Oceânica do Brasil. A abertura do Festival reuniu autoridades, cientistas, professores e estudantes.
No sábado (9), será realizada uma expedição para o avistamento de baleias-jubarte na Baía de Todos-os-Santos, com a participação de estudiosos e admiradores de outros estados. “O turismo de avistamento de baleias é qualificado e está evoluindo em nosso estado, resultado do trabalho da Secretaria de Turismo, que decidiu encampar essa temática, em parceria com entidades defensoras do ecoturismo. É uma experiência que movimenta, anualmente, cerca de dois bilhões de dólares no mundo”, afirmou o presidente da RedeMar, William Freitas.
O Festival das Baleias será encerrado no domingo (10), na Praça Tereza Batista (Pelourinho), com apresentações culturais. A temporada dos animais no litoral baiano começou em julho e vai até novembro, quando eles retornam para o frio da Antártica, após o acasalamento e reprodução nas águas mornas do mar da Bahia. Os interessados em fazer passeios para observar os gigantes marinhos devem procurar operadoras de turismo especializadas no segmento.
* Publicado por N.R. Foto: João Ramos /Bahiatursa e Marina Silva/CORREIO.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.