Por que o coelho e o ovo são símbolos da Páscoa? Entenda a tradição

Ah, a Páscoa… ovos de chocolates, coelhinhos... mas, o que esses personagens marcantes da data têm a ver com o feriado cristão que celebra a ressurreição de Jesus? 

O professor de filosofia na Universidade de Brasília, Marcos Aurélio, nos ajuda a entender como surgiram esses símbolos: “O ovo significa aquilo que há de mais simples, o ponto de partida da vida. E, ao mesmo tempo, o ovo tem a ver com a renovação, renascimento, que é o ciclo que vai se renovando. Outro símbolo no cristianismo, o Círio Pascal é uma vela bastante grande, em que ela traz a luz, que significa a vitória da vida sobre a morte. A vida é luz. Mas ele é muito restrito às igrejas".

Mas afinal de contas, por que o coelho, um mamífero, ganhou fama por colocar ovos? E de chocolate ainda por cima?

"É por uma associação, digamos assim, do significado simbólico e não literal, não realista. Os dois são símbolos de renovação, de fertilidade, então eles acabaram vindo associados. Mas se você pensa assim realisticamente, literalmente não faz sentido porque o coelho não é um animal que bota ovo", afirma o professor Marcos Aurélio.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Há também a explicação de que seria um coelho o primeiro a presenciar a ressurreição de Cristo, sendo ele quem anunciou o milagre — portanto, o encarregado de levar os ovos de chocolate. 

A Páscoa é considerada a principal comemoração das religiões cristãs. E serve de base para outras celebrações, como Corpus Christi e Pentecostes. 

 
* Por Eduardo Cupertino, da Rádio Nacional, com supervisão de Sâmia Mendes. Foto: Reprodução/Redes sociais.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias