6 Sep 2023
Planeta Terra teve o trimestre mais quente já registrado, aponta relatório da ONU

Segundo a OMM, agosto foi cerca de 1,5°C mais quente do que a média pré-industrial entre 1850 e 1900. Em todo o mês de agosto, ocorreram as mais altas temperaturas médias globais mensais da superfície do mar registadas, com 20,98°C. As temperaturas de todos os 30 dias do período superaram o recorde anterior, registrado em março de 2016.
Além disso, incêndios florestais e poeira de desertos também têm gerado um impacto considerável na qualidade do ar, na saúde humana e no ambiente.
"Este balanço leva-nos a refletir e, sobretudo, a querer mais do ponto de vista da ação climática e de redução dos gases com efeito de estufa. Só assim será possível atenuar e depois contrariar esta tendência crescente de aumento da temperatura global", diz o climatologista Álvaro Silva.
Em nota, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que parte do planeta acaba de passar pelo verão mais quente já registrado e que o “colapso climático” começou. Em maio, outro relatório da OMM apontava 98% de chance de que um dos próximos cinco anos registre um novo recorde como ano mais quente já registrado.
Publicado por Hilza Cordeiro, com informações da ONU News | Foto: Arisson Marinho/ARQUIVO CORREIO
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.