PIB deve crescer e inflação cair no Brasil em 2023, diz relatório

redacao@aloalobahia.com

Uma previsão mais otimista sobre o desempenho do Brasil em 2023 foi divulgada hoje pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A entidade reviu as projeções após avanços observados na economia do país nos três primeiros meses do ano e acredita que Produto Interno Bruto cresça 2,2%. A antiga previsão, até março, era de um aumento de 1,4%.
 
Já a inflação deve ser menor devido à valorização do real brasileiro e à deflação das cotações das commodities. Juntos, estes fatores pressionam os preços para baixo. A previsão da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 5,6% para 5,1% em 2023.
 
De acordo com o documento, o aumento da demanda por commodities brasileiras, como petróleo, minério de ferro, milho e soja, motivada, entre outros fatores, pela reabertura econômica da China, foi um dos fatores externos que motivou a mudança no cenário.  O relatório pode ser acessado na íntegra na internet.

* Por Gabriela Cruz com informações da Agência Brasil. Foto: Shutterstock.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias