Pesquisa Quaest: aprovação do presidente Lula cai e fica em 51%

redacao@aloalobahia.com

A pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (6), aponta que 51% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por outro lado, 46% desaprovam. Foram ouvidas 2 mil pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em 120 cidades. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2023, a aprovação de Lula caiu três pontos percentuais. À época, 54% dos entrevistados aprovavam o trabalho do presidente.

Entre os evangélicos, o índice de desaprovação de Lula é de 62% (era de 56% em dezembro), enquanto 35% dos entrevistados deste público aprovam o trabalho do presidente.

Entre os brasileiros que ganham menos, a aprovação é maior. De acordo com a pesquisa, 61% dos entrevistados que recebem até dois salários mínimos aprovam o trabalho do presidente, enquanto 36% desaprovam. Dos que ganham de dois a cinco salários mínimos, 45% aprovam o trabalho de Lula, e dos que ganham mais de 5 salários mínimos 44% aprovam.

A aprovação de Lula é maior no Nordeste e no Centro-Oeste/Norte. No Nordeste, 68% aprovam o trabalho do presidente. Já no Centro-Oeste/Norte, 47%. Na região Sul, está o maior índice de desaprovação do trabalho de Lula: 57%. Já no Sudeste, 44% aprovam.

Segundo o levantamento, 35% dos brasileiros avaliam o governo de forma positiva, Dos entrevistados, 34% consideram negativo e 28% julgam regular. 

Para 38% dos entrevistados, a economia no Brasil piorou nos últimos 12 meses. Para 34%, ficou do mesmo jeito. Já para 26%, a economia melhorou. Ainda em comparação com o governo anterior, para 47% dos entrevistados, o governo Lula está melhor do que o de Bolsonaro. Por outro lado, 38% disseram que a gestão atual está pior do que a anterior e 11% acreditam que os governos estão iguais. 

* Por José Mion, com informações do g1. Foto: Yuri Murakami/FOTOARENA.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias