Pesquisa mostra que 55,5% dos alunos desistem antes do fim da faculdade no Brasil; saiba motivos

Mais da metade (55,5%) dos alunos que entram em faculdades no Brasil desistem antes de completar o curso. É o que aponta o Mapa do Ensino Superior no Brasil, do Instituto de estudos e pesquisas Semesp. O levantamento, divulgado pela CNN, acompanhou estudantes que ingressaram no ensino superior entre 2017 e 2021.

Como aponta o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, 18,1% continuaram cursando, mas apenas 26,3% continuaram cursando e concluíram o curso no tempo devido. Em entrevista à Rádio CNN, Capelato apontou os motivos das desistências.

Segundo o diretor-executivo, o principal fator é a "falta de aderência do ensino superior às expectativas dos jovens", que querem cada vez mais e cada vez mais cedo o contato com a prática que o mercado de trabalho oferece.

Mas Capelato destaca ainda uma característica particular do Brasil que influenciam os números da pesquisa: a situação econômica. Como 80% da oferta de ensino superior no país é da iniciativa privada, o pagamento das mensalidades pode ser um fator impeditivo para a continuidade dos estudos. Ainda segundo o estudo, 90% dos jovens que ingressam na faculdade têm renda de até 3 salários-mínimos e 45% de até 1,5 salário-mínimo.

Por último, Capelato aponta ainda a falha da educação básica pública no preparo dos alunos para o ensino superior. “Alunos chegam com deficiência no ensino superior, principalmente nas áreas de exatas, não conseguem acompanhar e desistem", avalia o especialista. 

Com informações da CNN Brasil. Foto: Kimberly Farmer / Unsplash.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias