Parque Ibirapuera comemora 69 anos com marca de lixo zero e lançamento de Central de Reciclagem

redacao@aloalobahia.com

O Parque Ibirapuera, considerado um dos mais famosos cartões-postais do país, completa 69 anos com um bom motivo para comemorar. Como fruto dos seus esforços em prol da preservação do meio ambiente, o espaço conquistou a marca de Parque Lixo Zero. A Urbia, gestora do Parque, em parceria com a Braskem, antecipou essa meta em dois anos por meio do gerenciamento adequado dos resíduos gerados pelo público que frequenta o espaço. Na segunda etapa do projeto está prevista a inclusão do lixo gerado nos eventos de terceiros e equipamentos fora da concessão.
 
A meta de zerar o lixo do Ibirapuera faz parte de uma iniciativa que tem como objetivo impulsionar a coleta de materiais recicláveis no parque e dar o destino adequado aos resíduos, otimizando a reciclagem. Além disso, colabora com a conscientização dos visitantes em relação ao descarte correto.

No total, já foram recicladas mais de 380 toneladas de resíduos. Neste número, estão incluídos os materiais como vidro, plástico, metal, papel e eletrônico, além de coco verde não destinados para aterro. Esse montante pode ser comparado a uma frota de 322 carros populares. 

A iniciativa contempla outros formatos de reuso, como a geração de adubo, que utiliza resíduos orgânicos, e aproveita o coco verde vendido e consumido no parque. O processo de triagem e trituração das podas e vegetações do parque gera uma biomassa que se torna um recurso de energia renovável. Além disso, os rejeitos vindos do parque podem ser utilizados como fonte alternativa de energia nos fornos de produção de cimento.

Outro motivo de comemoração é a instalação da nova Central de Reciclagem, localizada próximo ao Portão 3. Toda estrutura, sinalização e placas indicativas, além de mobiliários e cenografia foram produzidos com material feito a partir de plástico reciclado. Para isso, mais de 2,5 toneladas de plástico pós consumo foram reaproveitadas, vindos de grandes indústrias, cooperativas de reciclagem, incluindo aditivos e cargas para fortalecer a formulação e oferecer maior resistência e densidade ao material de grande porte.

A Central foi totalmente requalificada e receberá visitas de escolas, além de desenvolver atividades educativas ambientais. Dentre as melhorias na infraestrutura, estão a instalação de tenda nova, mesa separadora, caçambas para armazenamento de resíduos e uma horta com 18 tipos de plantas.

“Trabalhamos ininterruptamente e investimos em ações de conscientização para que o Parque Ibirapuera seja um espaço cada vez mais sustentável e se torne referência para outros parques em diversos estados do Brasil e em outros países. Nosso objetivo é agir sempre em prol do meio ambiente aliado às questões socioambientais”, afirma Samuel Lloyd, diretor Comercial da Urbia.




* Por Luana Veiga. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias