'Paredão Patuscada': Brown e BaianaSystem destacam expressão de ritmos africanos com show icônico em Salvador

redacao@aloalobahia.com

Um dos shows mais esperados pelo público no primeiro dia de Festival de Verão Salvador, a união entre Carlinhos Brown e BaianaSystem deu o que falar. A apresentação aconteceu na noite deste sábado (27), no Parque de Exposições, e começou com o toque de ijexá, ritmo cultuado nos terreiros de candomblé e na música baiana. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
WhatsApp Image 2024 01 27 at 22.43.23 (1)
WhatsApp Image 2024 01 27 at 22.43.23 (2)As atrações estiveram juntas no palco durante todo o tempo, assim como a banda comandada por Russo Passapusso e Beto Barreto havia feito no Festival de Verão 2023, com o espetáculo "Olodumbaiana". 

WhatsApp Image 2024 01 27 at 22.43.23 (4)
Dessa vez, a união foi batizada por Brown de "Paredão Patuscada" e teve canções como "Cumbiamoura", "Sulamericano" e "Lucro". O repertório também foi marcado por clássicas composições de Brown, como "Pandeiro-deiro", "Maria Caipirinha" e "Ashansú".

Participações especiais
O show ainda abriu espaço para duas participações. O BaianaSystem repetiu a parceria com a cantora e compositora chilena Claudia Manzo e Brown exaltou o solo de guitarra do músico Roseval Evangelista. "O Hendrix baiano", disse o cacique, comparando o amigo ao célebre guitarrista norte-americano Jimi Hendrix.


​​

No dicionário, patuscada é o nome dado à "folia animada e barulhenta". Patuscada, conta Brown, no sentido de “procissão batuqueira”, da tradição afro de Salvador. E paredão, explica Russo, no das caixas de som presentes nas festas de rua, com diversos ritmos (às vezes, tocando todos ao mesmo tempo), nos vários recantos do Brasil.

"Nossa energia sugeriu Paredão Patuscada, isso estava no nosso desejo. A patuscada enfrentou seus problemas de 70 anos para cá, e o paredão também", afirmou, em entrevista ao jornal O Globo. "(Da mesma forma que a patuscada,) o paredão é visto de uma forma marginalizada, porque não se tem um cuidado de onde as pessoas devem se divertir. E, quando a gente não organiza a diversão, ela fica em conflito com a lei", analisou Brown. "O paredão não quer impor a ninguém a sua existência, o que nós estamos dizendo é que precisamos cultuar a alma".


Confira a grade completa de shows do Festival de Verão de Salvador:
 
  • Sábado - 27/01
17h20 – Palco Ponte – MC Cabelinho convida TZ da Coronel
18h45 – Palco Cais – Iza convida Liniker
20h15 – Palco Ponte - Carlinhos Branco convida Baiana System
21h40 – Palco Cais – Ivete Sangalo
23h25 – Palco Ponte – Bell Marques convida Claudia Leitte
00h45 – Palco Cais – Ceelo Green
02h05 – Palco Ponte - Baco Exú do Blues convida Psirico
 
  • Domingo - 28/01
17h20 – Palco Ponte – Show Àtoxxá
16h40 – Palco Cais – Gloria Groove e Péricles
18h – Palco Ponte – Thiaguinho e Maria Rita
19h15 – Palco Cais – Lulu Santos convida Gabriel O Pensador
20h45 - Palco Ponte – Daniela Mercury convida Ilê Ayê e Margareth Menezes
22h – Palco Cais – Leo Santana convida Luisa Sonza
23h20 - Palco Ponte – Caetano Veloso

O Festival de Verão tem megaestrutura, com quatro palcos e mais de 40 atrações em dois dias de shows no Parque de Exposições, em Salvador. As apresentações serão transmitidos pelo Multishow e pelo Globoplay.

Neste sábado (27) e no domingo (28), o evento começa às 15h, no horário de Brasília. A transmissão por Multishow e Globoplay tem início a partir das 17h15, no sábado (27), e 15h15, no domingo (28). A TV Globo exibe ainda um compacto após o "Altas Horas", e, no domingo, depois do BBB.


* Publicado por N.R. Fotos: Elias Dantas/Alô Alô Bahia.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias