Parceria entre Prefeitura de Salvador e UFBA prevê criação de centro de pesquisa e museu da Baía de Todos-os-Santos

redacao@aloalobahia.com

A Prefeitura de Salvador firmou, nesta terça-feira (14), um acordo com a Universidade Federal da Bahia que visa potencializar a arqueologia marítima e subaquática da Baía de Todos-os-Santos. O projeto, batizado de Archemar-Salvador, prevê a criação de um Centro de Pesquisa e Referência em Arqueologia e Etnografia do Mar e do Museu Aberto da Baía de Todos-os-Santos. O local que abrigará as estruturas ainda está em fase de definição.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

 “Assinamos um protocolo de intenções com um conjunto de estudos, e é uma alegria grande porque, para todo morador da cidade, e para a universidade também, há uma paixão pela Baía de Todos-os-Santos. É uma oportunidade da gente se manifestar em defesa deste que é um patrimônio histórico, cultural e natural de Salvador", comemora o reitor da UFBA, Paulo Miguez.

O centro de pesquisa tem como objetivo ser um espaço de conhecimento, promoção e divulgação da Arqueologia e Etnografia do Mar. Já o Museu Aberto da Baía de Todos-os-Santos contará com exposições de objetos físicos e exposições virtuais, promovendo aprendizado sobre sítios arqueológicos, patrimônio etnográfico e histórico-cultural da baía que margeia a capital e mais 13 municípios.

A economia do mar responde por 20% do PIB nacional e por 95% do comércio exterior. Nosso município tem 693 km², dos quais 350 km² estão na Baía de Todos-os-Santos. Sabemos da capacidade que esse setor tem de gerar empregos, pois em cada barco acima de 25 pés são pelo menos três pessoas. Os tributos gerados são cinco vezes maiores do que os demais, e os turistas que chegam embarcados passam mais tempo e consomem até cinco vezes mais”, afirma o prefeito Bruno Reis.



* Por Luana Veiga. Foto: Reprodução.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias