27 Jun 2023
País paga até R$ 440 mil para quem se mudar para suas ilhas remotas; saiba como se inscrever

O programa “Nossas Ilhas Vivas” é um projeto que visa revitalizar essas áreas afastadas e pouco povoadas, tão bem retratadas no filme de ficção "Os Banshees de Inisherin", indicado a 9 categorias do Oscar deste ano. Os lugares são totalmente isolados, sem pontes e, em alguns casos, até por conta do fluxo e refluxo das marés. Algumas das ilhas tem populações ínfimas, como a de Clare, com apenas 160 pessoas.
As ilhas apresentam experiências diferentes entre si, uma com imponentes penhascos de 45 metros dominando a paisagem, outra conhecida pelas praias de areia e trilhas de aventura, e ainda outra tida como um paraíso tranquilo popular entre ciclistas, observadores de aves e amantes das plantas.
A estratégia do governo é criar comunidades prósperas que se mantenham por gerações, diversificando as economias das ilhas e tornando-as mais atraentes para trabalhadores remotos, que possam até investir nos locais e criar oportunidades para os residentes.
O governo está disposto, inclusive, a investir até 84 mil euros, cerca de R$ 440 mil, para atrair pessoas. Mas, como todo programa do gênero, existem regras. No caso da Irlanda, o apoio financeiro tem um objetivo claro de revitalizar as propriedades abandonadas que adornam as paisagens das ilhas, então, o valor recebido pelos aspirantes a moradores acabará sendo direcionado para a compra de uma residência, que precisa ter sido construída antes de 1993 e estar vaga há pelo menos dois anos. O montante recebido só poderá ser usado em trabalhos de construção, para melhorias estruturais e reformas.
As inscrições poderão ser feitas a partir deste sábado (1º) no site do Governo Irlandês: https://www.gov.ie/en/.
* Por José Mion. Foto: Jonathan Hession/20th Century Studios/Os Banshees de Inisherin
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.