Outubro Rosa: Salvador inicia mutirão de mastectomia gratuita para animais; confira

redacao@aloalobahia.com

Mês alusivo à prevenção de câncer de mama em mulheres, o Outubro Rosa chama a atenção também para doenças em animais. Com foco em cadelas e gatas, a Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal de Salvador (Dipa), vinculada à Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), vai promover um mutirão para realizar atendimentos gratuitos nos pets. O "Outubro Rosa Pet" prevê 40 cirurgias de retirada de tumores mamários. Os atendimentos começaram nesta segunda-feira (9) e vão até a quarta-feira (11) na Clínica Veterinária UPA Animal de Brotas. 

O objetivo da campanha é alertar os tutores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, além de diminuir casos diagnosticados. Além dos procedimentos cirúrgicos, os animais têm acesso a consultas, exames de imagem como ultrassom e eletrocardiograma, exames de sangue e revisão pós-operatória.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Para ter acesso às vagas, o tutor encaminhou um e-mail para o endereço diretoria.animal@salvador.ba.gov.br com fotos do tumor, fotos do RG/CPF e comprovante de residência, além de contato telefônico. A triagem foi realizada de forma on-line pelos veterinários da diretoria. Os pets passam por consulta médica, exames e encaminhamento para a cirurgia.

De acordo com a coordenadora da ação e assistente da Dipa, Natália Marcelo, a capital baiana é pioneira na ação. “Somos a primeira capital do Brasil a oferecer mastectomia no Outubro Rosa Pet. Todos os animais que estão aqui estão passando pela primeira triagem para identificar se o tumor é bilateral ou unilateral. Em seguida passam por exames de sangue, de imagem e o cardiológico. Por fim, vão para cirurgia, tudo gratuito e com toda a assistência necessária. É importante lembrar que temos essa ação com a simbologia no mês de outubro, mas a diretoria cuida dos animais com diversas outras ações ao longo do ano”, afirma. 

* Por Matheus Simoni. Foto: Bruno Concha/Secom/PMS

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias